PREFEITURA

Paço Municipal ganha nova escada de acesso

Está em fase de conclusão a construção da nova escada principal e rampa de acesso para portadores de deficiência ao Paço Municipal de Maringá.

Conforme projeto elaborado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), a nova rampa para deficientes será mais ampla com oito metros de comprimento e de aclive mais suave, com 8% de inclinação.

Ao mesmo tempo em que constróem a escada e a nova rampa, funcionários da empresa londrinense Protenge Engenharia vencedora da licitação dão prosseguimento nesta semana aos serviços de impermeabilização e drenagem no fosso localizado abaixo da escada e que vinha provocando infiltração na garagem, situada no subsolo do prédio da Prefeitura.

Segundo o engenheiro Carlos Augusto Campelo Lopes, o que vem sendo executado é um rebaixamento da laje e enchimento do piso com materiais adequados para conter a infiltração antes do assentamento de paver na base da escada.

"Como não existia um projeto, todo o trabalho de contenção da infiltração teve de ser feito de forma manual e isso provocou uma desaceleração no ritmo da obra", justifica.

A nova escada e a rampa de acesso ao Paço deverão ser entregues à população no próximo dia 5 de setembro.

Na mesma data, a Prefeitura espera entregar também a nova calçada com revestimento de paver construída na Avenida XV de Novembro, no trecho entre as avenidas Duque de Caxias e Getúlio Vargas.

"A colocação do novo revestimento já está concluída, faltando apenas a retirada de sobras de materiais e a execução do projeto paisagístico dos canteiros de 3 metros por 2,5 metros, que será realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente", conclui o engenheiro.

No início deste mês, a Prefeitura concluiu também os serviços de reparos na cisterna localizada no subsolo do prédio.

O reservatório de água com capacidade para 50 mil litros vinha sofrendo efeitos de corrosão e desgaste da manta interna de impermeabilização.

Em conseqüência, houve um processo de recalque que provocou fendas e rachaduras nas paredes laterais.

A estabilização do recalque, por meio de injeção de nata de cimento fluída pressurizada no solo, foi feita por funcionários da empresa maringaense MJA Tecnologia e Consultoria Ltda.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)
Pmm