SEGURANÇA

Viapar, DER e Prefeitura viabilizam duas passarelas

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, obteve autorização do DER para a construção de duas passarelas para pedestres na área urbana de Maringá.

Uma delas é a "Passarela da Moda", a ser construída no Km 6 da BR-317, em frente aos shoppings atacadistas de confecções, na saída para Campo Mourão.

Mista de concreto armado e estrutura metálica - com proteções de vidro - a passarela terá seis metros de altura e vão livre com extensão de 33 metros, cruzando as duas pistas da rodovia.

Em cada uma das extremidades haverá espaço para a instalação de elevador e de um Posto de Informações Turísticas da região.

A obra, que se constituirá em um portal da cidade, deverá ser iniciada neste ano e seu custo está orçado em R$ 800 mil.

Os recursos serão divididos em 1/3 para o DER, 1/3 para a Prefeitura de Maringá e 1/3 através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Ricardo Barros junto ao Ministério do Turismo.

"Foi fundamental também o apoio que obtivemos dos deputados estaduais Cida Borghetti e Luiz Nishimori para a aprovação desse projeto e de outro que prevê a construção de uma passarela na Avenida Colombo, nas proximidades do Hipermercado Big", enfatiza o prefeito Silvio Barros.

Ele observa que a iniciativa envolve ainda a viabilização de outro projeto que pretende solucionar os freqüentes problemas de trânsito que ocorrem no trevo do distrito de Iguatemi.

"Devemos considerar que diariamente um número significativo de compradores e cerca de dois mil trabalhadores cruzam a PR-317 para acessar os shoppings na saída para Campo Mourão, enquanto os mesmos riscos no trânsito ocorrem com os freqüentadores dos inúmeros eventos que acontecem no Parque Internacional de Exposições, do outro lado da cidade, além de questões idênticas em Iguatemi", acrescenta o prefeito.

"Tudo isso são medidas conjuntas que já estamos tomando para conter de vez o elevado número de acidentes que ocorrem no município", conclui.

Pmm