ESPORTE

Paraná é destaque nas Olimpíadas das Apaes

Paraná é destaque nas Olimpíadas das Apaes
MARINGÁ-PR / XX OLIMPÍADAS ESPECIAÍS DAS APAES.
A delegação paranaense destacou-se no primeiro dia de competições da 20ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, em Maringá. Atletas do Estado conquistaram 22 medalhas nas modalidades de tênis de mesa, capoeira, ginástica artística e rítmica.

A equipe de tênis de mesa, que ganhou seis medalhas de ouro e duas de bronze, foi a grande sensação. De acordo com o técnico Wilson Bini Junior, as conquistas são resultado de um trabalho intenso de preparação dos alunos. “Eles gostam e se dedicam muito ao esporte”, afirmou.

A equipe é formada por oito atletas, três deles integrantes do programa Top Formador, do governo do Estado, que fornece bolsas de estudos para alunos com potencial para disputar os Jogos Olímpicos em 2016.

O estudante Dione Ferreira da Cruz é um dos talentos. Dione, junto com o colega Juliano Fiorentin Miranda, conquistou a primeira medalha de ouro da equipe. “Nós já temos um entrosamento muito bom, então já esperávamos ir bem nas competições. Foi bem legal”, contou.

Além do tênis de mesa, as equipes de capoeira, ginástica rítmica e artística e natação também garantiram os primeiro lugares. A aluna Aline da Silva, da Apae de Apucarana, ganhou a medalha de ouro na ginástica rítmica.

Aline já havia conquistado a medalha de ouro nas Paralimpíadas realizadas em São Paulo em outubro desse ano. “No começo eu fiquei um pouco nervosa, mas depois tudo deu certo”, disse a aluna.

A delegação é composta por 116 pessoas entre para-atletas e comissão técnica. As provas seguem até sábado (10). “Esse bom desempenho dos nossos alunos é resultado do trabalho que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo na área das atividades esportivas”, afirmou Aluizio da Rosa, coordenador de Esporte Escolar do Departamento de Educação Básica.

A Secretaria Educação, explicou o coordenador, trabalha para proporcionar aos alunos uma educação de qualidade e atividades de prática de esporte e lazer através de programas que são desenvolvidos em contraturno escolar.

“Esses programas proporcionam aos alunos a oportunidade de praticar esportes, além da aula de educação física, onde eles podem se especializar mais nas modalidades esportivas”, concluiu Aluízio.

Mais de 41 mil alunos participam o programa Hora Treinamento, esporte e lazer. Outros 20 mil alunos de mais de 280 escolas participam de atividades esportivas através do programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria do Esporte e Ministério do Esporte.

SEGURANÇA - Cerca de 200 alunos do curso de soldados da Polícia Militar do Paraná e da Escola de Formação e aperfeiçoamento de Praça (Esfaep) trabalham na 20ª edição das Olimpíadas Nacional das Apaes. Além da segurança, os alunos participam de atividades culturais e atuam como tutores das delegações.

Um desses trabalhos é desenvolvido pela equipe dos “Anjos da Guarda” composta por 45 alunos responsáveis por acompanhar as delegações durante todos os dias das competições no município.

“Essa atividade traz uma segurança maior para quem está chegando a uma cidade nova, a um lugar diferente”, disse a aluna Gisele Limonta Munhoz Araújo da Silva, que acompanha a delegação de Pernambuco.

Os soldados são preparados para lidar com as mais variadas situações. “Caso aconteça um imprevisto, eles já sabem todo o suporte que precisa ser dado. A finalidade é a proteção dos alunos a todo momento”, explicou o capitão Ademir da Fonseca Junior.

Para o soldado Guilherme Ramos da Cruz, que acompanha a delegação do Mato Grosso, existe uma aproximação maior da polícia com a comunidade. “Esse trabalho é muito gratificante. É um jeito de nós estarmos mais próximos da sociedade”, disse.

Além dos “Anjos da Guarda”, outros 160 soldados-alunos participam com atividades culturais e da segurança dos jogos. O trabalho é uma ação desenvolvida em conjunto entre a Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Estado da Segurança Pública.