ESPORTE

Jogos Abertos do Paraná movimentam praças esportivas da cidade

As competições dos Jogos Abertos do Paraná (JAP's), iniciadas no último sábado (22), estão movimentando clubes e praças esportivas de Maringá. Ao todo mais de 3,5 mil e atletas de 43 municípios do Paraná disputam 20 modalidades até o dia 29 deste mês. O atletismo soma o maior número de inscritos, com 31 equipes e 355 representantes.

Os jogos estão sendo disputados nas modalidades de atletismo, basquete, bocha, bolão, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro (demonstração), rugby, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Com exceção da bocha, que será disputada apenas no masculino, e da ginástica rítmica, apenas no feminino, as demais modalidades serão representadas por atletas nos dois naipes.

Judô

As competições de judô encerraram nesta segunda-feira (24) com os confrontos por equipe no Ginásio de Esportes do Parque do Japão, em Maringá. O ouro ficou com a equipe de Londrina no masculino e Cascavel faturou no feminino.

O ouro de Londrina foi conquistado contra a equipe de Maringá. Empatado em 2 a 2, o atleta londrinense Eduardo Samuel Russo entrou no tatame e definiu o título. “Quando cheguei hoje cedo eu disse para a equipe que precisava lutar e senti que ia decidir, por isso pedi para que fosse o último”, contou o judoca com lágrimas nos olhos e ainda não acreditando na luta incrível que fez.

A equipe da sede dos Jogos Abertos, Maringá, que ficou com a medalha de prata por equipe e na classificação geral, fez uma grande participação e veio para a competição com um diferencial: todos os atletas são da cidade. “Tivemos um excelente desempenho nesta competição, considerando que perdemos o ouro para um município que contrata atletas de outras cidades para competir”, disse o técnico maringaense, Celso Ogawa.

Na classificação geral do feminino, o primeiro lugar ficou com a equipe de Cascavel, com 117 pontos, seguida de Maringá, com 92 pontos, e Londrina em terceiro, com 66. No masculino Londrina conquistou a liderança com 95 pontos, quatro a mais que a vice Maringá, e a terceira colocada foi Laranjeiras do Sul, com 79 pontos.

Os atletas João Pedro Dalagassa, de Toledo, e Camila Murakami, de Maringá, foram eleitos como destaques da competição e indicados ao Orgulho Paranaense, prêmio idealizado pela Secretaria do Esporte do Paraná como forma de reconhecer os grandes esportistas que nasceram ou moram no Paraná. O prêmio é dividido em seis categorias: Produção Literária, Jogos Oficiais, Revelação Esportiva, Paradesporto, Mérito Esportivo e Rendimento Esportivo.

Rugby

Maringá, cidade sede dos 55º Jogos Abertos do Paraná, conquistou neste domingo (23) o primeiro título da modalidade de rugby, que foi oficializada nesta edição da competição. Os maringaenses foram soberanos dentro do torneio, vencendo Cascavel, Londrina e Toledo, e levando o título de forma invicta.

A campanha vitoriosa do time da casa iniciou no sábado (22), com vitórias sobre Toledo por 43 a 0, e Cascavel por 29 a 7. Neste domingo (23), no clássico do café, os maringaenses derrotaram Londrina por 15 a 7. O atleta André Leonardo, do time campeão, mostrou-se feliz pode defender o nome da sua cidade. “Cumprimos nosso dever jogando em casa”, destacou o jogador.

Londrina terminou com a medalha de prata, enquanto que Cascavel, que venceu Toledo (22x00) ficou com a medalha de bronze.

A equipe feminina de Toledo conquistou o primeiro título oficial do rugby, modalidade que entrou neste ano no quadro de esportes ofertados dentro da competição. As toledensens cumpriram campanha invicta, arrebatando o troféu de campeãs dos jogos. Maringá derrotou Cianorte duas vezes – 31 a 05 e 12 a 00, ficou com a medalha de prata. Cianorte levou o bronze.

Tênis de Mesa

O tênis de mesa disputado por duplas já teve os finalistas. Cascavel conquistou o ouro com a dupla feminina formada por Luana e Priscila, que levou a melhor contra adversárias de Campo Mourão, Maringá e Ponta Grossa.

A medalha de prata ficou com a dupla Luciana e Viviane, de Campo Mourão, e o bronze foi para Simone e Glaucia, de Maringá. Fabianne e Flávia, de Ponta Grossa, ficaram com a quarta colocação da categoria.

As disputas do tênis de mesa continuam nesta terça-feira (25), com as provas individuais. A modalidade encerra sua participação no Jogos Abertos do Paraná (JAP’s) na quarta-feira (26) pela manhã.

Ciclismo

Neste domingo (23) as disputas no ciclismo definiram os campeões na prova de circuito, a mais clássica prova do ciclismo competitivo. Chamados de “Laranja Mecânica” devido à cor do uniforme e à disciplina tática dos atletas, a equipe masculina de Foz do Iguaçu, comandada pelo experiente Hernandez Quadri Junior, garantiu as três primeiras colocações e ficou com o ouro (Murilo Afonso), prata (Renato Santos) e bronze (Renato Seabra) neste domingo (23/09). Foz também ficou em primeiro no feminino, com a atleta Lucimara Ramão. Em segundo ficou Gabriela Yumi de Maringá e em terceiro, Daniela Lionço de Cascavel.

A prova foi realizada no entorno do Parque do Ingá, o maior parque maringaense, com uma multidão acompanhando os ciclistas em todo o trajeto de 3,2km. No masculino os atletas tiveram que dar 34 voltas no circuito, enquanto que as mulheres fizeram 18 voltas. O masculino reuniu 61 atletas, enquanto que o feminino, 20.

Bolão

Começam a surgir os prováveis classificados às semifinais do bolão. Com a definição da segunda rodada do bolão no último domingo (23) algumas equipes já começaram a despontar na classificação geral dos JAPs em Maringá. Nesta segunda-feira (24) já começou a última rodada classificatória que dá acesso às equipes para disputar a semifinal do torneio, na terça. A final dos naipes masculino e feminino será realizada na quarta-feira.

Avançam para as semifinais as quatro melhores classificadas em cada naipe. Encerrada a segunda rodada, quem lidera no feminino são as equipes de Cascavel e Maringá, ambas com quatro pontos. No masculino são três equipes empatadas com quatro pontos: Maringá, Clevelândia e Cascavel. No bolão, a vitória vale dois pontos na classificação e a derrota soma um ponto.

Todas as partidas de bolão estão acontecendo nas pistas do Clube Olímpico de Maringá.