MEIO AMBIENTE

Maringá vai expor Plano da Mata Atlântica no Viva a Mata 2012

Representantes de Maringá foram novamente convidados para apresentar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em um encontro nacional. Desta vez a experiência local será compartilhada durante a oitava edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos produzida pela Fundação SOS Mata Atlântica. O evento acontece em maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, lançado em Maringá no final do ano passado, é o primeiro de um município do interior e o segundo do Brasil, depois de João Pessoa, capital da Paraíba. Em todo o país a estimativa é de que 3.400 municípios devam elaborar os próprios planos.

A Mata Atlântica existia em 3,4 mil municípios de 17 estados, inclusive em todo o Paraná. Se trata do maior bioma do Brasil, e está entre as 25 bioregiões do mundo mais ricas em meio ambiente e mais ameaçadas. A Mata Atlântica abriga 60% das espécies do planeta. São 849 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

O plano, elaborado com base na Lei Federal nº 11.428/06, apresenta diagnóstico, classificação e mapeamento das áreas verdes do município, indicando os trechos prioritários para conservação, recuperação ambiental e aquelas destinadas a urbanização sustentável. O trabalho visa também a criação de novas unidades de conservação.

Entra no estudo ainda a conservação, preservação e recuperação dos corpos hídricos do município, com prioridade para as áreas de mananciais de abastecimento público. Na zona urbana, o plano inclui a revisão do Projeto de Arborização, assegurando a conservação das árvores existentes e a revitalização do verde das áreas públicas.