SEGURANÇA

Gabinete de Gestão Integrada avalia implantação de videomonitoramento com alto-falantes

Representantes dos órgãos e instituições que integram o Gabinete de Gestão Integrada de Maringá (GGI-M) analisam a viabilidade técnica e operacional para implantação de um sistema inovador de videomonitoramento com alto-falantes em áreas de grande concentração popular na cidade.

O equipamento produzido por uma empresa paranaense foi apresentado na manhã desta terça-feira (6) durante reunião extraordinária do GGI-M no Paço Municipal.

Coordenada pelo secretário executivo, Luiz Sorvos, o encontro teve a participação do prefeito Silvio Barros; do vice prefeito Carlos Roberto Pupin; dos secretários municipais de Controle Urbano e Obras Públicas, Laércio Barbão; da Habitação de Interesse Social, Gilberto Delgado; da Cultura, Flor Duarte; da Educação, Edith Dias; do Esporte e Lazer, Walter Guerlles; gerente da Guarda Municipal, Paulo Mantovani; além de representantes da 9ª Subdivisão de Polícia Civil; Polícia Federal; do comando dos batalhões da Polícia Militar, Força Ambiental Força Verde, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Codem e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

Na apresentação do equipamento as autoridades do GGI-M avaliaram o grau de contribuição que os recursos e a funcionalidade da nova tecnologia podem oferecer para o fortalecimento da segurança pública no município.

Sistema inovador

De acordo com o material audiovisual apresentado o sistema já vem sendo utilizado nas grandes cidades européias e norte-americanas com resultados positivos no combate ao crime, comunicações de emergências e vigilância constante em pontos de grande circulação.

Basicamente o sistema é composto por várias câmeras de vídeo ambutidas em tótens ou postes de metal com quatro metros de altura cada um que podem ser instalados em aeroportos, estações rodoviárias, praças, bancos, escolas, pontos turísticos e outros locais de grande circulação de pessoas na cidade.

Através do conceito denominado “standalone” as imagens captadas em ângulo de 360 graus pelas câmeras são transmitidas para uma central de monitoramento que mantém conexão e canal de voz permanente e recíproco com o ambiente por meio de alto-falantes instalados sobre os postes ou tótens.

“O sistema interativo pode inibir a ação de delinquentes, assim como ajudar no rápido deslocamento de viaturas e equipes de segurança para o local da ocorrência”, explicou o inventor do equipamento, acrescentando que “a utilidade do monitoramento remoto móvel também é fundamental para comunicações emergenciais de eventos climáticos, fluxo de veículos e rastreamento de frota via satélite ou com auxílio de fibra ótica e ADSL via rádio”.

Tanto para o prefeito Silvio Barros, quanto para o vice-prefeito Roberto Pupin, o sistema pode otimizar recursos públicos e aumentar a segurança da população. “Entretanto todos os prós e contras desse novo conceito de vigilância vão ser avaliados minuciosamente pelas entidades parceiras que compõem o GGI-M e apresentados na nossa próxima reunião”, conclui o secretário executivo da entidade, Luiz Sorvos.