ECONOMIA

Governo apresenta atrativos do Paraná a japoneses

Os secretários Cassio Taniguchi (Planejamento), Ricardo Barros (Indústria e Comércio) e Jonel Iurk (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) reuniram-se nesta sexta-feira (25), em Curitiba, com empresários japoneses para apresentar oportunidades de negócios e atrativos do Paraná.

A missão multissetorial – formada por cerca de dez empresas dos setores de eficiência energética, energias renováveis e tecnologias ambientais – foi organizada pela agência de fomento japonesa Jetro, com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e do Governo do Paraná, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Para Cassio Taniguchi, a visita da comitiva japonesa representa uma boa oportunidade para apresentar o Paraná a possíveis investidores. “Temos um elenco de incentivos que são extremamente atrativos”, disse.

Ricardo Barros reforçou o interesse do Estado em estreitar as relações comerciais com o Japão. “O Paraná já abriga importantes empresas japonesas. Mas queremos ampliar as oportunidades de negócios e atrair novos empreendimentos, principalmente aqueles inovadores e com desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Segundo o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, também pesam a favor do Paraná seu grande mercado consumidor e a disponibilidade de matérias-primas para a indústria. “As oportunidades não estão somente nos grandes centros, mas também no interior do Estado”, afirmou.

OPORTUNIDADES – Durante o encontro, Taniguchi apresentou à comitiva o potencial do Paraná na área de energia renovável, especialmente na produção de combustíveis vegetais (álcool e biodiesel). “Segundo a Agência Nacional de Petróleo, o Paraná registrou a umento de 80% na produção de álcool entre 2002 e 2010. Já na produção de biodiesel, houve uma explosão de 850% de 2008 a 2010”, informou.

Taniguchi também comentou que há grande potencial na produção de resinas ecológicas, a partir do etanol (matérias plásticas para indústria automotiva e embalagens). Sobre a geração de energia limpa, o secretário destacou que no Paraná predominam as hidrelétricas. “Cerca de 94% da energia produzida no Paraná provém das hidrelétricas”, disse.

O secretário ainda ressaltou que o Paraná dispõe de uma ampla rede de ensino superior, o que favorece o desenvolvimento e a difusão de tecnologias. Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Estado investe R$ 572 milhões por ano no setor, mais que os demais estados do Sul.

NEGÓCIOS – Após as apresentações, a comitiva japonesa participou de uma rodada de negócios e seguiu para a Copel, para trocar experiências sobre energias renováveis. O objetivo da visita é intensificar o intercâmbio tecnológico e científico na área.

A rodada de negócios é o resultado da visita feita por diretores da Jetro no início do ano ao Paraná. Em fevereiro, representantes do Governo do Estado estiveram com funcionários da agência japonesa para iniciar as negociações. Curitiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taiwan e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores regiões do mundo para se investir no setor de meio ambiente e desenvolvimento limpo.