CIDADE

Município paulista Conchal leva projeto de Hortas Comunitárias de Maringá

Município paulista Conchal leva projeto de Hortas Comunitárias de Maringá
Famílias de Conchal visitaram as Hortas Comunitárias de Maringá
O modelo do projeto de Hortas Comunitárias da Secretaria de Serviços Públicos de Maringá está sendo implantado no município paulista de Conchal. A primeira horta, com 18 canteiros beneficiando 11 famílias do Jardim Planalto, já está em produção.

O projeto de Conchal segue o modelo de Maringá, com a Prefeitura viabilizando a área e organizando as famílias que vão trabalhar na horta, formando parcerias e acompanhando a produção. A primeira horta de Conchal está em um terreno de 9 mil metros quadrados e foi inaugurada no início deste mês.

Além de sementes e insumos, os produtores receberam camisetas e bonés para trabalhar na horta. “A horta de Conchal já está atendendo 11 famílias, mas existe uma lista de espera de pessoas interessadas em participar do projeto”, revela o engenheiro agrônomo José de Oliveira Albuquerque, gerente de Hortas Comunitárias de Maringá.

Ele lembra que gestores do município de Conchal estiveram em Maringá no início deste ano, conhecendo o projeto, junto com o pessoal da Prefeitura de Santa Bárbaro do Oeste. Convidados pela coordenadora da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, professora doutora Ana Maria Girotti Sperandio, os gestores ficaram impressionados pelos resultados das Hortas Comunitárias na qualidade de vida das famílias envolvidas e de moradores dos bairros beneficiados.

Além dos dois municípios paulistas, lembra Albuquerque, representantes de várias prefeituras de outros estados já conheceram o projeto de Maringá. As Hortas Comunitárias envolvem mais de 500 famílias, beneficiando milhares de pessoas que podem comprar o excedente de produção. Atualmente as Hortas Comunitárias de Maringá produzem 180 toneladas por ano. “Toda produção é orgânica”, lembra o agrônomo.

O projeto de Hortas Comunitárias faz parte do programa Maringá Saudável e já conquistou quatro prêmios: o internacional da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistências (ADRA); o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; o Rotary Internacional e o Prêmio Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, que será entregue na próxima semana.

As Hortas Comunitárias de Maringá são implantadas em parceria com o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da UEM, Eletrosul, Usina de Açúcar Santa Terezinha, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ibesp.