ECONOMIA

Missão maringaense propõe parcerias na Europa e começa a encontrar boa ressonância na Itália

Com o objetivo de estabelecer parcerias com Centros de Inovação focados na indústria moveleira, do vestuário e metal mecânica, os primeiros encontros da comitiva de lideranças empresariais e públicas de Maringá e região na Europa foram bastante positivos.

Em visita ao Centro Tecnológico para a Qualidade da Indústria Moveleira da região de Pésaro - Cosmob, a delegação conheceu o trabalho de uma entidade que foi instituída com auxílio financeiro do governo, mas que hoje é totalmente privada e que tem como compromisso a formação e qualificação de profissionais de alto nível nas áreas de design, produção e comercialização de móveis. O centro ainda desenvolve pesquisas de novos materiais e realiza testes, ensaios e certificações para seus associados poderem exportar ou mesmo atender as rigorosas normas da União Européia.

O prefeito Silvio Barros analisa que “com a crise na zona do Euro se intensificando, empresas começam a vislumbrar a necessidade de buscar novos mercados e abrir unidades produtivas em países com economia mais promissoras, entre os quais o Brasil é neste momento a primeira opção. Precisamos aproveitar essa vantagem para buscar novos investimentos para nossa região”.

O grupo também teve encontros com dirigentes do Governo da Região da Emilia Romagna e das universidades de Parma, Ferrara e Bolonha, discutindo possíveis convênios de cooperação e intercâmbio de professores e alunos, bem como o eventual desenvolvimento de pesquisas em algumas áreas de interesse comum como moda, produção de alimentos orgânicos, agricultura e arborização urbanas, entre outros.

De acordo com a comitiva, um dos pontos altos da missão até agora foi a visita ao Center Gross, o maior centro de comércio atacadista da Itália especializado em moda, com mais de 680 empresas estabelecidas num complexo de 500 mil metros quadrados de construção, num terreno de 40 alqueires e com um faturamento anual de mais de 5 bilhões de euros.

“É realmente impressionante, um empreendimento desta dimensão totalmente privado com uma infraestrutura fantástica. Um dia Maringá chegará a este ponto, afinal nosso potencial produtivo e nosso mercado suportam isso, mas não precisamos ficar com inveja, o Center Gross tem 40 anos de existência e nossa cidade tem apenas 64”, comentou o prefeito Silvio Barros.

Foram feitos ainda excelentes contatos com o Design Management Center e o CarpiFormazione um centro de formação e qualificação profissional para o setor da confecção.

Para estimular o fortalecimento das relações comerciais, já que a região da Emilia Romagna mantém um convênio de cooperação técnica com o Paraná há vários anos, foi organizado um seminário de oportunidades de negócios para os empresários italianos que tem interesse no Brasil e a delegação maringaense foi o destaque do evento.