CIDADE

RESTAURAÇÃO DAS CALÇADAS: Trecho frontal ao paço municipal já foi removido

Máquinas e funcionários da empresa londrinense Protenge Engenharia concluíram nesta quinta-feira, dia 9, a remoção do piso que revestia a calçada em frente ao prédio da Prefeitura de Maringá.

O trabalho faz parte do projeto que procura restaurar 883,27 metros quadrados do pavimento para trânsito de pedestres da Avenida XV de Novembro, no trecho compreendido desde a esquina da Avenida Duque de Caxias até a Praça Deputado Renato Celidônio.

De acordo com estudo feito pela Secretaria de desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh), a área apresentava fissuras, rachaduras e fendas em 80% da estrutura do piso.

Os entulhos retirados por uma máquina, do modelo "Bob Cat", foram transportados por caminhões até o depósito de lixo municipal e, imediatamente, funcionários do Serviço utárquico de Obras Públicas (Saop) deram início à poda de raízes das árvores que provocaram a deterioração do antigo revestimento cerâmico.

"A próxima etapa da obra já começa amanhã com o nivelamento do piso, colocação de brita graduada nas bases, areia nas sub-bases e execução das contenções laterais", afirma o técnico da empresa contratada, Sérgio Augusto Chiararia.

O novo piso a ser assentado será do tipo Paver ­ o mesmo modelo de pavimento inter-travado que já é utilizado nos principais cruzamentos das vias do Novo Centro.

A obra tem custo estimado de R$ 35 mil e deverá ser concluída no prazo de 30 dias.

Mais informações: 3221-1297 (Seduh)

Pmm