SAÚDE

Secretaria de Saúde solicita mais vacinas da influenza H1N1

A Secretaria de Saúde trabalha para ampliar a cobertura da vacina contra a Gripe A – Influenza H1N1, que já imunizou quase 70% da população do município. Até esta quarta-feira (23), a secretaria já havia vacinado 253.181 pessoas contra a Gripe A. “Nossa meta é vacinar todos os moradores de Maringá”, afirmou o secretário Antônio Carlos Nardi. Ele revelou também que a campanha de vacinação da pólio, realizada desde o dia 12 de junho, alcançou 19.934 crianças de 0 a 5 anos.

No início desta semana Nardi solicitou à Secretaria de Estado de Saúde mais doses da vacina contra H1N1. A meta de vacinar toda a população depende da disponibilidade de doses a serem enviadas. “O ideal é todos os moradores protegidos, e a vacina é apenas uma das formas de prevenção contra a influenza H1N1”, alerta o secretário.

Ele reforça a necessidade das pessoas adotarem hábitos de higiene, especialmente lavar as mãos com água e sabonete ou limpar com álcool gel sempre que espirrar ou tossir, antes das refeições ou de tocar bocas, olhos e nariz. “Todos precisam observar os oito passos de prevenção contra a Gripe A”, lembra Nardi. Além de lavar as mãos, os outros passos são: evitar locais com aglomeração de pessoas, manter os ambientes arejados, proteger o nariz e a boca com lenço ou o braço ao tossir e espirrar, não compartilhar copos, talheres e objetos pessoais, não usar medicamento sem orientação médica, usar máscara em caso de sintomas de gripe ou resfriado, beber muita água, comer frutas, legumes e verduras, e evitar cigarro e bebidas alcoólicas.

Todas estas orientações, lembra Nardi, são levadas à população através da campanha Mãos que Salvam, realizada em parceria com o Provopar e o Comitê Municipal de Combate à Gripe A e a Dengue. Folhetos e vídeos com a campanha do Ministério da Saúde são levados a todas as escolas, faculdades, clubes, associações, sindicados, empresas privadas, igrejas e eventos públicos para divulgar as formas de prevenção. “Assim como no combate ao mosquito da dengue as pessoas devem estar alertas para a prevenção contra a influenza H1N1”, alerta o secretário.
PMM