CIDADE

Construtora inicia preparação para obra de contenção da erosão no Parque do Ingá

A construtora Construsolo iniciou nesta segunda-feira (21) a preparação para a implantação da obra de drenagem urbana sustentável no Parque do Ingá. A empresa foi a vencedora da licitação oferecendo o menor valor para a obra, em torno de R$ 1,8 milhão. Os recursos são provenientes de programas do Ministério das Cidades, repassados através da Caixa Econômica Federal. “A drenagem tem que cumprir o plano de manejo do Parque do Ingá, e o primeiro passo é verificar as condições de trabalho com máquinas e equipamentos no local”, explica o secretário de Controle Urbano e Obras Públicas, Valter Progiante. O deslocamento dentro da reserva deve priorizar áreas com menos vegetação, especialmente árvores adultas. Caso seja necessário o corte de espécies nativas, será feito um mapeamento e o replantio das mesmas espécies.

Todo o mapeamento do impacto da obra na reserva é apresentado ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que acompanha o cumprimento do Plano de Manejo. A obra prevê a implantação de galeria pelo sistema de gabião, com dissipadores de energia que vão limitar o trânsito e a velocidade da água das chuvas no interior do Parque. Hoje o problema se estende por aproximadamente 1,2 mil metros de extensão a partir da área próxima à rua Néo Alves Martins.

Progiante ressalta que a partir da implantação da galeria, que fica a céu aberto, será possível recuperar a área no entorno onde hoje existe a voçoroca. Toda água que passar pelo parque, a partir da conclusão da obra, segue para o córrego Moscados, que já foi adaptado para comportar o volume de água há alguns anos.

Como a obra está prevista no Plano de Manejo do Parque do Ingá, produzido por um grupo de pesquisadores e professores da Universidade Estadual de Maringá e técnicos ambientais, o impacto será mapeado. A prioridade é trabalhar com máquinas, homens e equipamentos nas áreas com vegetação baixa, evitando o corte de árvores adultas. Toda área aberta para a obra será recuperada, e as árvores erradicadas serão replantadas mudas adultas da mesma espécie.
PMM