SAÚDE

Maringá confirma mais um caso de gripe suína

A Secretaria de Saúde, divulgou mais um boletim de casos de Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, e números de casos de dengue.

Os casos de gripe A acompanhados pelo município consistem em 893 notificados, 18 positivos, um a mais do que a semana retrasada, e um óbito.

De acordo com a secretaria, no que se refere à dengue, desde o início do ano foram notificados 6.142 casos, sendo 2.037 confirmados e um óbito ocorreu em decorrência da doença.

GRIPE A

A Influenza A tem sintomas parecidos ao da gripe comum, como, febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza.

A orientação é que ao apresentar alguns desses sintomas, a pessoa procure seu médico ou vá a um posto de saúde, contudo, é importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura.

A recomendação das autoridades é para que a população redobre as medidas de prevenção, que consistem em: lavar bem as mãos com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas, pois estas são as melhores armas contra a nova gripe.

DENGUE

Conforme o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a prevenção é a única arma contra a doença e a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Sendo assim, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Os sintomas da dengue consistem em febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas e deve-se ingerir muito líquido e os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol.
Maringá Mais