EVENTO

Plantão Musical na UEM

Nesta sexta-feira e sábado, a partir das 21 horas, Oficina de Teatro, próximo à garagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o grupo Plantão Musical, formado por sócios e esposas de sócios da Sociedade Médica de Maringá (SMM), patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, apresentará o espetáculo de músicas 100 Noel.

O convite é um quilo de alimento não perecível e o show presta homenagem a um dos maiores compositores do País: Noel Rosa que estaria completando 100 anos agora em 2010.

Noel de Medeiros Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, foi sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.

Criado no bairro carioca de Vila Isabel, filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música, logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja.

Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, "Minha Viola" e "Toada do Céu", ambas gravadas por ele mesmo, mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de "Com que roupa?", um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro.

Noel casou-se em 1934 com Lindaura, passou os anos seguintes travando uma batalha contra a tuberculose, mas a boêmia, porém, nunca deixou de ser um atrativo irresistível para o artista, que entre viagens para cidades mais altas em função do clima mais puro, sempre voltava para o samba, a bebida e o cigarro.

Noel Rosa faleceu em sua casa no bairro de Vila Isabel em quatro de maio de 1937, aos 26 anos, em consequência da tuberculose.

Maringá Mais