Sesa reforça a importância da doação de órgãos no Setembro Verde
Paraná é um dos estados com o maior volume de doações no Brasil, com uma média 94% superior à nacional.

O Dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de setembro e, ao longo deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça ações de incentivo à doação de órgãos na campanha Setembro Verde.
O Paraná é o segundo estado com maior volume de doação de órgãos do Brasil, com 37,9 doações por milhão de pessoas (pmp), atrás apenas de Santa Catarina (42,4 pmp) e à frente de Rondônia (30,9 pmp), Rio de Janeiro (23,2 pmp), Mato Grosso do Sul (22,7 pmp) e São Paulo (22,5 pmp).
O número de doações realizadas no estado é 94% superior ao restante do país, que tem uma média de 19,5 pmp.
Leia também:
- Projeto da Copel dá desconto para recarga de veículos elétricos durante a madrugada; entenda
- Zélia Duncan faz apresentação gratuita no encerramento do Femucic 2025; saiba mais
- ‘Mais Escolas Paraná’ prevê construção de 40 novas escolas no estado; duas serão em Maringá
“A doação de órgãos é um tema que precisa estar sempre no radar das pessoas, pois somente através dela é que podemos realizar transplantes e salvar muitas vidas”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto. “O Paraná segue referência nesse assunto, pelos bons números de doações efetivas e também em razão de toda a estrutura que o Estado oferece na logística, com uma frota de veículos renovada e transporte aéreo 24 horas, o que garante rapidez no deslocamento de órgãos e equipes médicas, dentro e fora do Paraná”.
Conscientização
A doação de órgão no Brasil só pode ser feita após o consentimento de um familiar do doador, mesmo que a manifestação seja feita em vida pelo paciente. Essa abordagem aos familiares é realizada por profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET) e tem gerado bons resultados, o que faz com que o estado esteja entre os que possuem os menores índices de recusa de doação do Brasil.
No primeiro semestre de 2025, o percentual de recusa familiar foi de 31% - no Brasil é de 45%. Em 2024, o Sistema Único de Saúde realizou mais de 30 mil transplantes no país.