SAÚDE

Secretaria de Saúde orienta sobre vacina da Gripe A

A Secretaria de Saúde está orientando as pessoas que devem tomar a vacina da Gripe A (H1N1), nesta segunda etapa, que procurem os postos de saúde próximos de onde moram. Devem ser imunizados até o próximo dia 2 de abril grávidas em qualquer período de gestação, pessoas com problemas crônicos (exceto idosos, que serão chamados posteriormente) e crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses).

Na lista de doenças crônicas definida pelo Ministério da Saúde para vacinação estão doenças do coração, pulmão, fígado, rins e sangue; diabéticos, pessoas com deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3. “Todos os postos de saúde estão fazendo a vacina e a pessoas devem se dirigir à unidade mais próxima de onde mora, levando a carteira de vacinação”, explica a coordenadora de vacinação da Secretaria de Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes.

Nesta etapa está prevista a vacinação de 33 mil pessoas em Maringá. Edlene reforça que pessoas com 60 anos ou mais serão vacinadas a partir de 24 de abril, até 7 de maio, junto com a campanha contra a gripe comum. Na época, o idoso que tem doença crônica vai receber também a imunização contra a Gripa A (H1N1). Antes dos idosos, lembra Edlene, a vacina será dirigida aos adultos entre 20 e 29 anos, no período de 5 a 23 de abril.

Depois dos idosos, ou de 10 a 21 de maio, serão vacinados os adultos de 30 a 39 anos de idade. As gestantes devem tomar a vacina até 2 de abril. As mulheres que engravidarem após esse período devem procurar um posto de saúde até o final da campanha. Já as crianças de seis meses a dois anos incompletos devem receber meia dose da vacina e, depois de 30 dias, tomarão outra meia dose.

A vacinação dos profissionais de saúde, que seria encerrada até o dia 19 de março, continua para atender os profissionais listados pelos hospitais privados de Maringá. A estratégia, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, foi elaborada de forma que a população da faixa etária se dirija aos locais de vacinação apenas uma vez.

Nardi lembra ainda que o vírus da Gripe A continua no ambiente, apresentando risco às pessoas. As recomendações de proteção são as mesmas, com as pessoas adotando hábitos de higiene pessoal e do ambiente, mantendo locais de trabalho e residências ventiladas, além de evitar aglomerações especialmente quando está com sintomas de gripe.
PMM