CARNAVAL

'Samba na Praça' reuniu mais de 5 mil foliões nos bairros de Maringá

O Carnaval “Samba na Praça” reuniu mais de 5 mil foliões em oito bailes realizados nos bairros de Maringá e nos distritos de Iguatemi e Floriano. Promovido pela Secretaria de Cultura desde 2005, o carnaval de rua vem crescendo e atraindo cada vez mais pessoas, resgatando a cultura carnavalesca. No primeiro ano foram realizados cinco bailes, neste ano foram oito, privilegiando regiões diferentes do município.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, comenta que a cada ano a participação popular no carnaval é maior. “A comunidade aprovou nosso carnaval popular e a cada ano temos mais participantes. As famílias e as crianças são as marcas desta festa, que também atrai blocos de jovens que confeccionam a própria fantasia com muita criatividade. O 'Samba na Praça' está marcando a volta do Carnaval de rua em Maringá”. Flor Duarte afirmou que a cada dia o carnaval foi ganhando mais público, mesmo com a chuva dos últimos dias. “A presença de crianças e famílias foi a marca do 'Samba na Praça' nos oito bailes. O carnaval deste ano ultrapassou nossas expectativas e os foliões estavam muito animados”, declarou a secretária de Cultura.

Os bairros que receberam o carnaval de rua neste ano foram Conjunto Itatiaia/Parigot de Souza, Parque Itaipu, Conjunto Ney Braga, Conjunto Champagnat, Hermann Moraes de Barros/Jardim Vitória, Conjunto Bertioga/ Residencial Aeroporto e os distritos de Iguatemi e Floriano.

Segundo os organizadores, os bairros que tiveram a maior concentração de pessoas foram Champagnat, Ney Braga e o distrito de Iguatemi e os dias mais movimentados foram sábado (13) e domingo (14). “Mesmo com chuva conseguimos reunir cerca de mil pessoas na segunda-feira (15) em Iguatemi e muitas pessoas da comunidade do Bertioga na terça-feira (16), com a participação da escola de samba 'Unidos do Jardim Alvorada'”, ressaltou. Além da festa nos bairros, mais uma vez foram coroados o Rei e Rainha, eleitos por um juri na abertura do Carnaval, no Conjunto Itatiaia/Parigot de Souza. Os vencedores foram Joyce Grazieli Guerreiro, de 22 anos e José Augusto “Nuguete”. Os dois acompanharam a banda Via Som Brasil em outras apresentações pelos bairros de Maringá.

Esta foi a sexta edição do “Samba na Praça”, projeto desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura. O carnaval itinerante percorre bairros e distritos de Maringá levando animação de bandas que tocam os ritmos tradicionais do carnaval. A proposta do projeto é resgatar os elementos culturais da maior festa brasileira.
PMM