VESTIBULAR

Último dia para inscrição no Vestibular da UEM

Os interessados em concorrer a uma das vagas da Universidade Estadual de Maringá têm até esta quarta-feira (22) para fazer sua inscrição.

Neste Vestibular, a UEM está oferecendo 1.542 vagas distribuídas entre 46 cursos de graduação.

As provas serão aplicadas de 12 a 14 de julho em oito cidades: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Paranavaí e Umuarama.

As inscrições serão feitas pelo site www.vestibular.uem.br.

A taxa de inscrição é de R$ 90,00.

SISTEMA DE COTAS

A grande novidade deste Vestibular é a oferta de vagas pelo sistema de cotas sociais.

Na busca pela ampliação do acesso aos seus cursos de graduação, dentro de uma política de expansão e inclusão, a Instituição oferece 304 vagas para alunos do ensino público.

Segundo o vice-reitor da UEM, Mário de Azevedo, “o sistema de cotas sociais no vestibular constitui uma política pública afirmativa e, como tal, visa a amenizar o quadro de distorções entre as várias camadas sociais, possibilitando o acesso dos menos favorecidos ao ensino público superior”.

Para optar pela modalidade o candidato, ao inscrever-se, no vestibular da UEM, deve declarar, na ficha de inscrição, a sua opção pelo sistema.

Para isso, deverá ter cursado integralmente o ensino fundamental e médio em uma instituição pública de ensino, ser proveniente de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (nacional) e não ter concluído qualquer curso de graduação em nível superior.

A partir daí, a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) irá fazer uma seleção dos interessados por meio de análise da situação socioeconômica familiar.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Além das Cotas Sociais, a UEM também está concedendo a isenção da taxa de inscrição do concurso para candidatos de família de baixa renda.

Os formulários já estão à disposição dos interessados e podem ser retirados ou na CVU, no Bloco 28, no câmpus sede da UEM, ou nas secretariais dos câmpus regionais.

Eles devem ser entregues junto com a documentação exigida na CVU ou nas secretarias dos Câmpus de Cianorte, Goioerê e Umuarama, das 14 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas.

Na secretaria do Câmpus de Cidade Gaúcha o horário é outro: das 8 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

ISENÇÃO PARA MELHORES ALUNOS

As escolas públicas da região de abrangência da Universidade também podem pedir isenção da taxa de inscrição para os seus melhores alunos.

Só têm direito a solicitar o benefício, as instituições que foram previamente cadastradas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

Para isso, o aluno indicado pela escola deve fazer a inscrição normalmente, no site www.vestibular.uem.br.

No final do processo, ele receberá um Número de Inscrição e este número deve ser entregue na secretaria da escola.

A direção, então, vai entrar no site da CVU www.cvu.uem.br e entrar no Menu do Colégio ou digitar o endereço www.cvu.uem.br/colegio e acessar o sistema com o login e a senha enviada pela CVU, no dia 1º deste mês.

Ao abrir o formulário de isenção é preciso colocar o Número de Inscrição do aluno.

Em seguida, é só confirmar o nome e as informações do candidato, para completar a operação.

O resultado das análises de isenção da matricula será publicado no dia 25 deste mês.

Os candidatos beneficiados deverão efetuar a inscrição do vestibular entre os dias 25 e 29 deste mês, somente pela internet (www.vestibular.uem.br).

Outras informações pelo fone 44 3261-4450.
UEM