CIDADE

Maringá poderá hospedar seleção do Japão na Copa de 2014

Atendendo uma reivindicação do prefeito de Maringá Silvio Barros, a deputada Cida Borghetti (PP) solicitou ao Ministro do Turismo Luiz Barretto que Maringá possa hospedar a seleção do Japão, caso a FIFA confirme que Curitiba ira sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

Cida Borghetti conversou pessoalmente com o Ministro do Turismo na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio das Araucárias.

De acordo com a deputada, Barreto afirmou que está "torcendo para que Curitiba seja sede da Copa do Mundo" e demonstrou simpatia a idéia de que Maringá hospede a seleção do Japão.

"Eu expliquei ao ministro que seria interessante que Maringá pudesse hospedar a seleção japonesa em função de ser uma cidade-pólo importante, turística, com ótima infraestrutura hoteleira, bons restaurantes e, ainda, com forte influência da imigração japonesa, que representa cerca de 8% da população", disse Cida Borghetti.

A deputada destacou que já existe um esforço concentrado do deputado federal Ricardo Barros (PP) e também do prefeito Sílvio Barros (PP) junto às autoridades em Brasília para que Maringá receba a seleção do Japão.

O ministro do Turismo Luiz Barreto esteve em Curitiba conversando com membros do Comitê Executivo para Assuntos da Copa do Mundo 2014, que desde 2007, trabalha para a eleição da capital paranaense.

O coordenador do comitê, vice-governador Orlando Pessuti, afirmou que o projeto de cidade é ir além das exigências da Fifa.

"Não queremos apenas trazer a Copa, queremos ser a melhor sede.

Temos todas as possibilidades e a vontade de trabalhar para isso", disse.

A Fifa vai anunciar as cidades escolhidas em 20 de março.

O ministro Luiz Barretto expôs os planos do Ministério para as cidades que serão sedes da Copa.

Através de convênio com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), está sendo realizada uma pesquisa de competitividade turística nas 17 cidades candidatas.

O objetivo final é possibilitar que as 12 escolhidas se tornem centros de excelência em turismo internacional.
PMM