CIDADE

Maringá criou mais de 21,5 mil vagas de emprego nos últimos quatro anos

A administração municipal comemora os resultados obtidos durante a primeira gestão do prefeito Silvio Barros, quando foram criados 21.552 empregos em Maringá.

O compromisso do prefeito era gerar 10 mil empregos com carteira assinada em quatro anos, porém os resultados positivos das ações implantadas duplicaram o número de oferta de vagas propostos.

Para esse próximo mandato o desafio do prefeito e de sua equipe administrativa é dar continuidade aos programas e buscar outras ações que mantenha Maringá com os altos índices de geração de emprego e renda.

“Nosso desafio é manter o ritmo das contratações, investindo e aperfeiçoando os programas que resultem em geração de renda e de emprego, atraindo empresas para a cidade e fortalecendo a economia local”, comenta o Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana.

Segunda no Paraná

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho, apontam Maringá como o 2º município do Paraná que mais criou empregos em 2008, abrindo 8.657 vagas.

A primeira foi Curitiba com 28.212 vagas e a terceira é Londrina que teve um saldo de 8.225 empregos ano passado.

Os fatores que levaram a cidade a se destacar na geração de empregos nos últimos quatro anos foram os incentivos gerados com a implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a emissão do alvará provisório em 48 horas, a ativação dos barracões industriais, os benefícios previstos no Programa de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Prodem), os programas Bairro Empreendedor e Rumo ao Emprego, os cursos de qualificação profissional e o trabalho da Agência do Trabalhador.

De acordo com Viana todos esses incentivos permanecem em 2009 além do investimentos em obras públicas.

“Nosso projeto é aprimorar esses programas e continuar investindo em obras públicas, o que ajuda a fazer o dinheiro circular dentro da cidade, além de utilizar nossa mão de obra para preencher as vagas oferecidas no mercado local”, diz o secretário.

Ainda de acordo com os dados do Caged o setor que mais ofertou vagas em 2008 em Maringá foi o de serviços, com 3.677 vagas, seguido pelo comércio que abriu 2.705 vagas.

A indústria de transformação ofereceu 1.068 empregos e o setor de construção civil 1.063 empregos.
PMM