SAÚDE

Saúde prorroga campanha de vacinação contra rubéola

Devido ao baixo número de homens e mulheres imunizados contra a rubéola, a Secretaria da Saúde prorrogou a campanha durante toda esta semana.

A transmissão da doença pode aumentar a possibilidade da criança nascer com surdez, cegueira e outras deficiências.

A meta da Secretaria da Saúde é vacinar 111.812 homens e mulheres, entre 20 e 39 anos, mas como o índice não foi alcançado, durante toda esta semana os postos de saúde e a Sala de Vacinas da Secretaria, terão a vacina disponível para a população.

Até o último sábado foram imunizadas 94.824 pessoas, sendo 49.803 mulheres e 45.021 homens, atingindo 84,7% da cobertura vacinal.

A Secretaria alerta que mesmo quem já foi vacinado anteriormente ou já teve a doença deve tomar a dose.

A campanha teve início no dia 9 de agosto e durante todo este período servidores e estagiários fizeram plantões em shoppings e postos de saúde, além de levar as vacinas até estabelecimentos comerciais e indústrias da cidade.

A rubéola é transmitida de pessoa a pessoa através do ar, por meio do contato direto com gotículas de secreções nasais (tosse e espirro) de indivíduos infectados.

A transmissão indireta, mesmo sendo pouco freqüente, ocorre mediante contato com objetos contaminados com secreções nasais, sangue e urina.

A rubéola congênita é transmitida da mãe para o bebê através da placenta e a infecção pode resultar em mal-formações de vários tipos.

Informações com a coordenadora de Controle de Imunobiológicos da Secretaria da Saúde, Edlene Loureiro Aceti Goes, pelo telefone: 3218-3120 ou 3218-3100.
PMM