SAÚDE

Secretaria da Saúde prepara campanha de vacinação contra rubéola

O secretário da Saúde, Antônio Carlos Nardi, alerta toda a comunidade sobre a importância da vacinação contra a rubéola. Neste sábado (9), terá início a campanha que visa esgotar a totalidade da população vulnerável de homens e mulheres, para que seja interrompida a circulação do vírus da rubéola no país e consequentemente eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênita. Também neste sábado, crianças de até cinco anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a poliomelite.

“Homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem se vacinar no período de 9 de agosto a 12 de setembro e para atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 111.812 pessoas em Maringá, a vacina será aplicada em todos os postos de saúde, no horário normal de atendimento e até o final da campanha, também aos sábados, das 8 às 17 horas”, explica o secretário.

Nardi também ressalta que todos os homens desta faixa etária devem tomar a vacina. “O homem pode transmitir a doença para a mulher, aumentando o risco da criança nascer com surdez, cegueira e outras deficiências oriundas da patologia.”

O secretário também faz um apelo às empresas e órgãos de serviços para que haja uma mobilização geral para o combate à rubéola.

PMM