POPULAÇÃO

Rampas de acesso facilitam o deslocamento da população

As rampas de acesso instaladas nas calçadas da região central de Maringá estão facilitando o transporte de pessoas com deficiência, idosos e mães que transportam carrinhos para bebê.

Ao todo serão colocadas 390 rampas com recursos liberados pelos governos federal e estadual.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Edson Bastos, a obra segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As rampas são pré-fabricadas em chapa metálica anti-derrapante, possuem 8% de inclinação e medem 1,80m de largura e 2,20m de extensão.

O apresentador de televisão, Vicente Lugoboni que também é cadeirante elogiou a iniciativa da administração.

“As rampas melhoram muito o transporte com cadeiras de roda. As antigas rampas possuíam canaletas onde a roda da cadeira travava e dificultava o acesso às calçadas.”

Segundo o assessor do CMDPD e autor do projeto, Ismael Roberto Batista de Melo, as rampas estão sendo colocadas conforme o que determina o projeto.

“Fiscalizamos a instalação uma vez por semana e a empresa contratada para o trabalho está seguindo as orientações do projeto corretamente.

Também ouço a população elogiar a obra e agradecer a administração por este projeto”, declarou o assessor comentando que conversou recentemente com pessoas com deficiência, idosos e mães.

A implantação das rampas nas calçadas e canteiros de avenidas e ruas do quadrilátero central circundado pelas avenidas Tamandaré, Tiradentes, Pedro Taques e Cidade Leiria faz parte do projeto de Mobilidade Urbana elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh) para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência.
PMM