CIDADE

Laje é preparada para asfaltamento de uma das pistas

Está previsto para a próxima segunda-feira, dia 5, o asfaltamento da pista oeste do viaduto sobre a linha férrea na Avenida Tuiuti.

A aplicação da capa asfáltica será possível com a conclusão, nesta semana, da concretagem da laje definitiva da pista.

Nesta quarta-feira (31) a laje ganhou mureta de proteção e calçada lateral para a travessia de pedestres.

De acordo com técnicos da Urbamar S/A, que fiscalizam a obra, o término da primeira etapa libera a pista oeste do viaduto para o tráfego de veículos e permite que sejam iniciados os mesmos procedimentos para a construção da pista do lado leste do viaduto.

“Provavelmente a partir da próxima terça-feira (6) haverá inversão de pistas do desvio que tem tráfego de veículos em mão dupla na Avenida Tuiuti”, afirma o diretor técnico da Urbamar, engenheiro Edson Cantadori.

Assim, os carros que trafegarem no sentido centro-bairros (Mauá-Colombo) serão desviados para a pista oeste, que passará a ter fluxo compartilhado (vai-e-vem) em um trajeto de cerca de 150 metros.

O desvio começa pouco adiante da Avenida Mauá (em frente à nova rodoviária) e termina nas proximidades da Rua Mitsuzo Taguchi.

Os veículos que trafegarem no sentido bairro-centro (Colombo-Mauá) não precisarão desviar a rota.

O compartilhamento de uma só pista da Avenida Tuiuti foi a melhor opção encontrada pelos técnicos para minimizar transtornos aos motoristas e para permitir que o tráfego de trens permaneça normal enquanto a obra do viaduto é executada.

A iniciativa adotada pela administração municipal recebeu elogios do ministro das Cidades, Márcio Fortes, durante visita à obra no final do mês de setembro.

Depois de concluído o viaduto da Avenida Tuiuti terá 48 pilares, ou seja, 24 pilares em cada uma das pistas.

Cada um dos pilares terá nove metros de altura, em relação ao nível de rebaixamento da ferrovia, e ficará fixado a uma profundidade de oito metros.

Para oferecer segurança e sustentação à obra, na primeira etapa a pista oeste exigiu perfurações de 17 metros de profundidade para instalação de 24 “tubulões” de 80 cm de diâmetro cada um e reforçados com 75 toneladas de ferragens.

Na seqüência foram instaladas vigas longarinas de 18 metros de extensão no sentido horizontal da pista para concretagem da laje.

A segunda etapa será concluída em dezembro com o término da construção da pista leste.

Para a terceira e última etapa da obra estão previstas a escavação da área sob a laje asfaltada do viaduto, o rebaixamento para concordância da base da linha férrea até as proximidades do Viaduto Centenário, o assentamento definitivo dos trilhos e a retirada do desvio ferroviário provisório com passagem em nível na Avenida Tuiuti.

A obra compõe o projeto que prevê a implantação de outros três viadutos no trajeto de 1.860 metros de extensão entre as avenidas Tuiuti e Pedro Taques.

Os outros viadutos, também sobre a ferrovia, serão construídos nos cruzamentos com as avenidas Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.

No percurso continuam em desenvolvimento as obras para rebaixamento do leito da ferrovia e a construção do muro lateral norte que dará sustentação a uma das pistas marginais da futura supervia Leste-Oeste.

Mais informações: 3221-1503 (Urbamar) / 3221-1425 (Seduh)

PMM