ECONOMIA

Avicultura do Norte do Paraná ganha estímulo para o crescimento

O Norte do Paraná irá ganhar nos próximos meses incentivos para estimular a atividade avícola. A região irá abrigar a construção de três núcleos de produção, com cinco aviários cada um, alojando no total 120 mil matrizes em produção de ovos. Com isso, o Norte do estado ganhará um importante estímulo para se consolidar como um dos principais pólos avícolas do Paraná, contribuindo para manter o estado na liderança nacional na produção de frango de corte.

A iniciativa da construção desses três núcleos de produção é da empresa Frangos Canção. De acordo com o diretor industrial da empresa, Ciliomar Tortola, serão investidos R$ 5,5 mil na construção dos matrizeiros, gerando 60 empregos diretos e outros 300 indiretos no município escolhido. A estimativa é de iniciar a construção ainda este ano, com a conclusão das obras em 2008. “Serão três núcleos de produção com cinco aviários cada um, alojando 40 mil matrizes em cada um desses núcleos”, explica. Segundo Tortola, quando estiverem 100% implantados e em funcionamento, esses núcleos terão capacidade de produzir 20 milhões de ovos por ano, movimentando R$ 6,5 milhões em faturamento anualmente.

Neste mês, diretores da Frangos Canção irão se reunir com representantes de diversos municípios para a escolha da área para a construção, que deve ter em torno de 55 alqueires. Segundo o diretor industrial da empresa, serão priorizados municípios da região de Maringá, pela proximidade com a indústria.

Foco é o mercado externo

O investimento na construção de três novos núcleos de produção de aves segue a estratégia da Frangos Canção em aumentar a sua capacidade de abate – hoje a empresa processa cerca de 140 mil aves/dia e a estimativa é ampliar para 160 mil aves/dia até o fim do ano. A maior capacidade de produção direciona o foco da empresa para o mercado internacional. De acordo com Ciliomar Tortola, entre os objetivos está ampliar o mercado consumidor internacional, conquistando a habilitação para exportar para a Comunidade Européia. "Além de estimular a produção aviária da região, conquistamos o aumento das exportações da empresa, que atualmente vende principalmente para o Hong Kong, Emirados Árabes Unidos, Japão, China, Kwait, Katar e países da África”, informa.

CNC