GERAL

Presidente da CBC faz vistoria técnica no velódromo

O presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Luís Vasconcelos, esteve em Maringá na tarde desta quarta-feira (19) para realizar vistoria técnica no velódromo em construção na Vila Olímpica.

Durante a visita ao complexo esportivo, informações sobre o andamento e o estágio atual das obras foram relatadas pelo coordenador municipal de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, Guatassara Boeira; secretário de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Walter Progiante; e pela secretária dos Esportes e Lazer, Edith Dias.

Engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Maringá também entregaram ao presidente da CBC uma mostra do piso de concreto a ser moldado in loco como revestimento da pista. “Normalmente é usado acabamento em lâmina de madeira nesse tipo de pista, mas o material apresentado pelos técnicos também é muito resistente, liso e oferece o mínimo de atrito lateral exigido para que os atletas atinjam melhor desempenho e maior velocidade nas provas”, observou Vasconcelos.

Outras obras complementares consideradas de acordo com as especificações técnicas recomendadas pela CBC são a de construção do módulo para acomodação da arbitragem e de cabines de rádio e TV para transmissão das competições. Também no centro da pista oval do velódromo foi aprovado o rebaixamento do piso para acesso aos boxes, o túnel e a rampa de entrada na área interna do circuito.

“Buscamos dirimir eventuais dúvidas quanto ao tipo de materiais utilizados no acabamento e procuramos atender a todas as especificações técnicas necessárias para que esse velódromo de Maringá seja efetivamente um centro de excelência em ciclismo para o sul do Brasil”, destacou o coordenador de Políticas Urbanas e Meio Ambiente, Guatassara Boeira.

Ao lado de sua bicicleta de competição, quem também demonstrava entusiasmo com a evolução da obra era o coordenador da Associação Maringaense de Ciclismo, Carlos Martinelli. “Essa obra representa um espaço seguro para que os atletas possam se aprimorar em uma modalidade que já é bastante forte em Maringá e que tem o Paraná como um dos estados brasileiros que mais revelam talentos”, concluiu.

FINALIZAÇÃO

Além do velódromo para a prática de ciclismo, a área de 121.500 m² do complexo esportivo da Vila Olímpica apresenta-se em estágio avançado em outras duas obras principais.

No setor do parque aquático, máquinas e operários concluem o assentamento de “pedra mineira” e plantio de grama na área de circulação e o conjunto de módulos para alojamentos ganha a aplicação de vidros.

A piscina olímpica mede 50m X 25m e tem profundidade de dois metros – na parte rasa – e de 2,5 metros na mais profunda. Já a piscina semi-olímpica tem 25m X 15m e profundidade maior de 2,04 metros.

As duas piscinas têm dimensões oficiais para serem utilizadas em treinamentos e provas internacionais de natação, pólo aquático e outras modalidades, como competições oficiais de nado sincronizado.

As medidas seguem as normas e exigências estabelecidas pelo corpo técnico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA.

O parque aquático ocupa 3.600m² da área de 121.500m² do complexo esportivo.

ALOJAMENTOS

Outro setor do complexo esportivo que se apresenta em fase de acabamento é onde estão em construção os 20 módulos para alojamentos, na área situada entre o Ginásio de Esportes Chico Netto e a sede da Secretaria dos Esportes e Lazer.

Portas e janelas já ganharam vidros e resta pouco para conclusão do processo de pintura dos módulos, que serão utilizados como dormitórios ou residências temporárias para 80 atletas de alto rendimento, técnicos, professores e árbitros.

Cada módulo é composto por uma sala de estar e trabalho com cozinha integrada, dois dormitórios – com capacidade para duas pessoas em cada ambiente – e área de serviço.

Planejado para servir de referência à região sul no desenvolvimento de atletas, técnicos e equipes de alto rendimento, o complexo esportivo da Vila Olímpica está sendo executado ao custo de R$ 5,9 milhões, por meio de parceria entre a administração municipal e o governo federal.

Serviço__________________________________________________

Informações: 3221-1425 / 3221-1290 (Seduh)

PMM