CIDADE

Mochi e Mikoshi marcam Abertura do Festival Nipo Brasileiro

As autoridades carregaram o mikoshi, uma espécie de andor que se apresenta com uma das principais atrações de matsuris (festivais) no Japão, e também compuseram o tradicional cerimonial do Mochi-tsuki (preparação de bolinhos de arroz).

“Neste ano, a Acema completa 60 anos de fundação, o Festival Nipo Brasileiro chega a sua 18ª edição e estamos às vésperas do centenário da imigração japonesa (em junho de 2008). São números expressivos e devemos isso aos nossos antepassados”, diz Eduardo Suzuki, presidente da Acema.

Suzuki destacou ainda na abertura do evento que o Festival Nipo Brasileiro mantém o princípio de cultivar e disseminar a cultura nipônica. “Podemos comemorar porque estamos conseguindo solidificar a cultura japonesa a cada ano que passa”, completou.

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, destacou o envolvimento de voluntários no festival. São cerca de 1.500 pessoas que trabalham na praça de alimentação do evento para as entidades Asilo Wajunkai, Igreja São Francisco Xavier, o Templo Budista Nishi Honganji e Seicho-no-iê.

“Os voluntários fazem desse evento um exercício de solidariedade. Isso nos orgulha imensamente”, afirmou.

Silvio Barros lembrou que 19 anos atrás, o então prefeito da cidade e hoje deputado federal Ricardo Barros tomou a iniciativa com a Acema de criar o festival. Ricardo Barros também participou da abertura do evento. “A Acema tornou o Festival Nipo Brasileiro em um evento grandioso”.

O prefeito agradeceu o apoio da Prefeitura de Kakogawa (na província de Hyogo) na construção do Parque do Japão, que deve ser inaugurado durante os festejos dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil com a presença de membros da família imperial nipônica. Kakogawa é co-irmã de Maringá.

Para o responsável pelo 16º Grupo de Jovens Intercambistas de Kakogawa, Toshinobo Koshimoto, o Festival Nipo Brasileiro torna o Japão e o Brasil ainda mais próximos. “O Brasil é um dos países mais longes do Japão, mas esse evento aproxima as duas nações”.

O deputado estadual e presidente da Liga-Aliança Cultural e Esportiva Brasil-Japão no Paraná, Luiz Nishimori, disse que o festival tem ganhado força a cada edição.

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Tarso, o superintendente regional do Banco do Brasil, Manoel Santana Lima, o gerente regional do Bradesco, José Luiz de Souza, e o gerente da agência do Sudameris em Maringá, Cláudio Américo, reforçaram o apoio das instituições financeiras ao Festival Nipo Brasileiro. Eles falaram sobre a importância do evento para o fortalecimento das relações com a comunidade nikkei (descendendes de japoneses).

O Festival Nipo Brasileiro da Acema é uma dos maiores eventos nipo-brasileiros do País. Ele reúne a cultura e a culinária do arquipélago nipônico e também negócios.

No primeiro dia do evento, no sábado (4), apresentaram-se o Grupo Ryukyu Koku Matsuri Taiko, da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, que evidencia a cultura da província de Okinawa, e o grupo de taiko (tambores japoneses) Wakadaiko da Acema.

A programação do Festival Nipo Brasileira deste domingo (5) é composta por Bon-Odori, danças folclóricas nipônicas por grupos da Acema, o Grupo Folclórico Os Lusíadas do Centro Português de Maringá e show com Mônica Missawa, que ganhou a mais recente edição do Gran Prix NAK (Nihon Amateur Kayosai), concurso mundial de cantores amadores realizado em Tóquio, no Japão.

O evento é uma realização da Acema e tem o apoio da Prefeitura de Maringá, Câmara de Maringá, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Paraná Turismo, Fundação Japão, Liga-Aliança Cultural e Esportiva Brasil-Japão no Paraná, Consulado Geral do Japão no Paraná, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Conselho Municipal de Turismo.

Programação do Festival Nipo Brasileiro

Domingo (5 de agosto)

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Folclórico da Acema

20h30: Grupo Folclórico Os Lusíadas do Centro Português de Maringá

21h30: Show com Mônica Misawa

22 horas: Bon-Odori

Segunda-feira

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Folclórico da Acema

20h30: Grupo Folclórico Alemão Infantil Grüne Stadt

21h30: Show com cantores da Acema
22 horas: Bon-Odori

Terça-feira

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Folclórico da Acema

20h30: Cia. Aziza de Dança do Ventre

21 horas: Show com cantores da Acema

21h30: Cia. de Dança Ucraniana Verkovena

22 horas: Bon-Odori

Quarta-feira

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Folclórico da Acema

20h15: Show com cantores da Acema

21 horas: Grupo Folclórico Alemão Grüne Stadt

21h30: Grupo de Taiko Wakadaiko

22 horas: Bon-Odori

Quinta-feira

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Folclórico da Acema

20h30: Show com cantores da Acema

21 horas: Grupo de Dança Espanhola e Flamenca do Ballet Regina Mundi

21h30: Grupo de Dança Yasakoi Soran (Grupo Sansey)

Sexta-feira

19 horas: Bon-Odori tradicional

20 horas: Grupo Infantil da Escola de Língua Japonesa da Acema

20h30: Show com cantores da Acema

21 horas: Grupo de Taiko Wakadaiko

21h30: Show com Joe Hirata

22 horas: Bon-Odori

11-8 (sábado)

20 horas: Show com cantores da Acema

20h30: The Oriental Magic Show

21 horas: Banda Os Niisseis

22 horas: Bon-Odori

12-8 (domingo)

Praça de alimentação aberta para o almoço.