CULTURA

Peça teatral propõe reflexão sobre o papel da imprensa

A programação cultural deste final de semana pretende questionar o quarto poder, a importância da imprensa, em sua segunda apresentação. A VI Mostra do Centro Popular de Cultura (CPC), que se estende até o final do mês de agosto, nesta edição oportuniza aos espectadores o espetáculo “O Diagonal” que remete a uma ampla reflexão.

A peça, elaborada pelo grupo do CPC, será apresentada na sexta (3), sábado (4) e domingo (5). São seis espetáculos a cada final de semana no Teatro Barracão, com entrada franca. As mostras teatrais têm patrocínio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria da Cultura (Semuc).

A adaptação e direção levam o nome de Newdmar de Souza. Em cena, os atores: Eder Picoli, Priscila Santana, Rafael Lanzone e Susan Monteschio. O segundo espetáculo da VI Mostra do Centro Popular de Cultura (CPC) está embasada em reflexões de Indaga Baruch de Spinoza (Benedito de Espinosa), aos moldes de que “destruir a ignorância é destruir o espanto imbecil, isto é, releva a importância do quarto poder, enquanto está a serviço da ética, da democracia e da pluralidade da sociedade, seu único meio de racionar e salvaguardar a sua autoridade”.

Cultura
A secretária da Cultura, Flor Duarte comenta que, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, há o propósito de levar cultura à comunidade, através de projetos aprovados que contam com o patrocínio da Prefeitura. “Achamos muito interessante proporcionar projetos diversificados de grupos maringaenses, sem custo algum. Esperamos que a iniciativa tenha sucesso”, ressalta.

Vale lembrar que o Teatro Calil Haddad oferece uma mostra cultural interessante: a exposição “Feminino – Visões da Fêmea”, com cinco artistas plásticos, revelando diferentes impressões sobre o tema. Jorge Pedro, Suzan Yoko, Shima, Tânia Machado e Teresa Udo são os expositores da mostra que se estende até o dia 19 de agosto. É mais uma parceria entre a Prefeitura e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Serviço

Para reservar convites para a peça teatral ligar para o telefone: (44) 8822-6248 ou na bilheteria do Teatro Barracão, à avenida Bento Munhoz da Rocha Neto com uma hora de antecedência. O telefone do teatro é (44) 3901-1121.