CULTURA

Plantão Criança 2008 diverte crianças carentes durante férias escolares

Mais de 600 crianças e adolescentes participaram durante duas semanas do Plantão de Férias, desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria da Assistência Social e Cidadania - Sasc. Uma equipe de educadores desenvolveu atividades, recreativas, artísticas e esportivas, desde o último dia 15, para evitar que as crianças carentes fiquem nas ruas.

Quarta-feira (30), foi o último dia do Plantão, crianças e adolescentes participaram de uma oficina de pintura e brincaram na piscina. O projeto cumpre uma exigência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, para que as crianças participem do programa.

As atividades foram monitoradas por educadores do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA), Centro Integrado de Atividades Culturais e Artísticas (Ciaca), Secretaria dos Esportes e Lazer e Secretaria da Cultura.

Para desenvolver o projeto profissionais do CRCA realizaram um trabalho de abordagem nas ruas, convidando as crianças para participar das atividades. A Sasc também ofereceu o transporte, alimentação e material pedagógico.

O coordenador do projeto, Luiz Carlos Maria, avalia que as atividades proporcionam interação social para as crianças que não estão acostumadas a ter regras, pois a maioria vive em situação de rua. “Algumas crianças chegaram muito tímidas e arredias, tinham vergonha até de comer. Neste último dia de Plantão, vemos o progresso de cada uma e notamos que elas estão mais confiantes e se sentindo mais à vontade para brincar e interagir com os novos amigos”, comemora o coordenador.

Luiz Carlos também explica que os educadores conversam com as crianças sobre a importância da inclusão social, incentivando-as a participarem de projetos como o PETI desenvolvidos nos Ciacas.

Ruan Carlos Balbino, 8 e Carlos Eduardo de Paula, 9, gostaram muito das atividades e participaram quase todos os dias. “Gostei da pintura e dos professores que são muito legais”, disse Ruan Carlos. “Eu gostei mais da piscina e queria vir todos os dias aqui, pena que é o último dia”, comenta Carlos Eduardo.

Após o Plantão uma equipe da Sasc faz visitas domiciliares e encaminha as crianças para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social.

PMM