MEIO AMBIENTE

Parque do Ingá quer sensibilizar comunidade

A alimentação imprópria oferecida por visitantes aos animais silvestres e o passeio com animais domésticos no entorno da reserva são motes de duas campanhas educativas que a direção do Parque do Ingá lança nesta sexta-feira (05), em Maringá.

Com as campanhas, que deverão ser permanentes até dezembro, o Parque do Ingá espera sensibilizar a comunidade para o perigo que alimentação incorreta representa para macacos, sagüis, quatis e outros bichos que vivem na reserva.

Outro objetivo é ressaltar que a presença de animais de estimação no entorno do Parque oferece risco à saúde da fauna nativa, já que podem transmitir doenças contra as quais os bichos silvestres não possuem resistência ou imunidade.

Embora a lei municipal 4.698/98 proíba a presença e circulação de animais domésticos em logradouros públicos, inclusive estabelecendo multa de 100 UFIRs para a infração, ainda é comum pessoas passearem principalmente com

cães no entorno da reserva.

Não é de hoje que o Parque do Ingá enfrenta problemas com doenças e morte de animais silvestres por conta de comida imprópria oferecida por visitantes. O excesso de doces, salgadinhos e sorvetes estão provocando doenças típicas dos seres humanos como obesidade, cáries, gastrite e outras.

É comum, por exemplo, sagüis morrerem de broncopneumonia por serem alimentados com muito sorvete, nos fins de semana. Restos de bolachas e outros alimentos mordidos por humanos podem transmitir herpes aos macacos, que correm risco de morte por não ter imunidade contra a doença.

Outro hábito nocivo que as campanhas querem combater é o abandono de gatos, coelhos, preás e outros bichos silvestres dentro da reserva. "As pessoas acham, erroneamente, que animais de estimação conseguem sobreviver sozinhos aqui no Parque, mas na verdade, a presença deles aqui só coloca em risco a vida dos animais da reserva", afirma a veterinária do Parque, Evandra Voltarelli.

As abordagens educativas serão feitas por grupos de 10 monitores ambientais que atuam no Parque, das 17h30 às 19h30. No sábado e no domingo, a campanha ocorrerá também das 7h30 às 9h30.

PMM