Incêndio em subestação do Paraná causa apagão em pelo menos 20 estados brasileiros
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o fornecimento de energia elétrica levou cerca de duas horas para ser reestabelecido.

Um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), causou um apagão em pelo menos 20 estados e no Distrito Federal durante a madrugada desta terça-feira (14), segundo o Ministério de Minas e Energia.
A ocorrência foi registrada à 0h32 no Sistema Interligado Nacional (SIN) e provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no momento da falha, “a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste”.
Além do Distrito Federal, os estados afetados foram: Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Leia também:
- Confira as novas regras do crédito habitacional da Caixa
- Pix automático passa a ser obrigatório; entenda
- Tráfego na região da Avenida São Paulo é alterado para reparos de danos causados pela chuva
“O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência.”, explicou a ONS, em nota.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a pasta e o ONS vão se reunir às 11h desta terça-feira (14) para discutir o apagão.
As causas do incêndio ainda não foram descobertas, mas a Copel afirmou que as chamas foram controladas pelos bombeiros e nenhum equipamento da companhia ou de outra empresa que fica instalada na subestação foi danificado.