Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ está entre favoritos à Palma de Ouro em Cannes
Longa do diretor Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido no elenco, estreou no último domingo (18) e está entre produções mais elogiadas pelos críticos do festival.

Depois da vitória histórica de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar deste ano, o cinema brasileiro continua sendo destaque internacional. ‘O Último Azul’, dirigido por Gabriel Mascaro, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e ‘O Agente Secreto’, que estreou no Festival de Cannes no último domingo (18), está entre os filmes mais comentados e elogiados pelos críticos que cobrem a 78ª edição do evento.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’) e ambientado nos anos 70, durante a ditadura militar, o longa segue Marcelo (Wagner Moura), que foge para Recife durante a semana do carnaval com o objetivo de reencontrar o filho e logo percebe que a cidade não será o refúgio esperado.
Após a primeira exibição, o filme foi ovacionado durante 13 minutos. Historicamente, a contagem do tempo de aplausos das estreias causa curiosidade — além de ser motivo de chacota — nas redes sociais, mas também indica o termômetro da recepção que, no caso de ‘O Agente’, tem sido majoritariamente positiva e o filme desponta como um dos favoritos à Palma de Ouro.
Leia também:
- Maringá CineFest: mostra com filmes produzidos por cineastas locais acontece entre 23 e 25 de maio
- Documentário ‘A Pedra Que Caiu do Céu’ estreia no dia 30 de maio, em Maringá
- ‘Maria do Ingá’ leva poesia e realismo fantástico às telas
A produção está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site agregador de notas das principais publicações especializadas. Em sua crítica de cinco estrelas no jornal britânico The Guardian, Peter Bradshaw afirmou que o longa é “visual e dramaticamente esplêndido, em todos os aspectos”; David Ehrlich, do site Indiewire, ressaltou como a “saga de morte e memória no Brasil de 1977 é um complemento fascinante a ‘Ainda Estou Aqui’”.
Além disso, algumas publicações afirmaram que Mendonça Filho — ganhador do Prêmio do Júri em Cannes, em 2019, com ‘Bacurau’ — fez sua obra-prima e reconheceram a atuação de Wagner Moura como uma das melhores da carreira.
O filme está entre os 22 longas na competição pela Palma de Ouro. As escolhas do júri, comandado pela atriz francesa Juliette Binoche, serão anunciadas no sábado (24).