CINEMA

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ está entre favoritos à Palma de Ouro em Cannes

Longa do diretor Kleber Mendonça Filho, com Wagner Moura e Maria Fernanda Cândido no elenco, estreou no último domingo (18) e está entre produções mais elogiadas pelos críticos do festival.

Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’ está entre favoritos à Palma de Ouro em Cannes
Ambientado nos anos 70, durante a ditadura militar, o longa segue Marcelo (Wagner Moura), que foge para Recife durante a semana do carnaval com o objetivo de reencontrar o filho. - Foto: Divulgação

Depois da vitória histórica de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar deste ano, o cinema brasileiro continua sendo destaque internacional. ‘O Último Azul’, dirigido por Gabriel Mascaro, ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim e ‘O Agente Secreto’, que estreou no Festival de Cannes no último domingo (18), está entre os filmes mais comentados e elogiados pelos críticos que cobrem a 78ª edição do evento.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho (‘Bacurau’) e ambientado nos anos 70, durante a ditadura militar, o longa segue Marcelo (Wagner Moura), que foge para Recife durante a semana do carnaval com o objetivo de reencontrar o filho e logo percebe que a cidade não será o refúgio esperado.

Após a primeira exibição, o filme foi ovacionado durante 13 minutos. Historicamente, a contagem do tempo de aplausos das estreias causa curiosidade — além de ser motivo de chacota — nas redes sociais, mas também indica o termômetro da recepção que, no caso de ‘O Agente’, tem sido majoritariamente positiva e o filme desponta como um dos favoritos à Palma de Ouro.

Leia também:

A produção está com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site agregador de notas das principais publicações especializadas. Em sua crítica de cinco estrelas no jornal britânico The Guardian, Peter Bradshaw afirmou que o longa é “visual e dramaticamente esplêndido, em todos os aspectos”; David Ehrlich, do site Indiewire, ressaltou como a “saga de morte e memória no Brasil de 1977 é um complemento fascinante a ‘Ainda Estou Aqui’”.

Além disso, algumas publicações afirmaram que Mendonça Filho — ganhador do Prêmio do Júri em Cannes, em 2019, com ‘Bacurau’ — fez sua obra-prima e reconheceram a atuação de Wagner Moura como uma das melhores da carreira.

O filme está entre os 22 longas na competição pela Palma de Ouro. As escolhas do júri, comandado pela atriz francesa Juliette Binoche, serão anunciadas no sábado (24).

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa