CULTURA

“Maria do Ingá” leva poesia e realismo fantástico às telas

Filme inspirado na canção de Joubert de Carvalho terá cinco exibições gratuitas. Confira programação.

“Maria do Ingá” leva poesia e realismo fantástico às telas
“Maria do Ingá” é um drama sobre memória, identidade e resistência feminina. - Foto: Lírica Aragão

O mês de maio sempre é marcado por inúmeras comemorações pelo aniversário da cidade. Não por acaso, também foi o mês escolhido para a primeira exibição do segundo longa-metragem de ficção da Cosmos Filmes, o “Maria do Ingá”.

A obra será exibida no dia 24, às 10h30, no Cineflix do Shopping Maringá Park, como uma grande homenagem à cidade que neste mês completou 78 anos. A entrada é gratuita.

Leia também:

Inspirado na famosa música de Joubert de Carvalho — que está no coração dos maringaenses — o filme, que tem roteiro de Igor Alves com supervisão do renomado roteirista e cineasta nordestino Glauber Filho (Cangaceiro do Futuro, As Mães de Chico Xavier), traz uma visão única da vida da personagem Maria do Ingá, contada pela perspectiva de sua irmã, Tuca, interpretada pela atriz mirim Laura Souza e, na fase adulta, pela veterana Edna Aguiar.

Com direção geral de TH Fernandes e co-direção de Lua Lamberti (que também assina a direção de atores), o filme começa quando Tuca, já idosa, começa a contar uma história à sua bisneta, Luna (Heloísa Copanski). Trata-se da trajetória das irmãs Tuca e Maria. A atriz cearense Mariana Costa (O Cangaceiro do Futuro) é quem dá vida à Maria, protagonista da trama.

“A Maria do Ingá já foi homenageada de muitas formas na cidade e foi pensando nisso que surgiu a ideia do filme. A letra do Joubert de Carvalho por si só já conta uma história de amor, então pensamos em transformar isso num roteiro, trazendo a Maria do Ingá para o cinema, segmento que agora está em ascensão na cidade”, conta TH.

Sinopse

“Maria do Ingá” é um drama sobre memória, identidade e resistência feminina que começa no interior da Paraíba. Quando Tuca reúne suas descendentes para contar uma história, mais do que uma história de amor, ela fala também sobre a cumplicidade e o amor entre duas irmãs. Maria, em pleno sertão castigado pela seca, luta ao lado da irmã para sobreviver à perda, à opressão e a um amor impossível.

Conduzido por duas linhas temporais, o filme revela como a força de uma mulher pode atravessar gerações, transformando dor em legado e silêncio em libertação. A narrativa passa por temas como família, perda, esperança e resistência, que tornam a história universal.

O diretor TH Fernandes propôs uma estética visual e narrativa inspirada na obra "Hoje é dia de Maria", minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida em 2005. Para tanto, contou com a direção de fotografia de Anderson Craveiro e a direção de arte de Laura Carvalho, que trouxeram outras referências estéticas.

O filme foi quase todo rodado em estúdio, onde a equipe de arte se encarregou de criar ambientes com a estética do realismo fantástico e o uso de projeções do cinema expandido. É neste cenário, entre galhos secos, cactos e animais cenográficos, que acontece a narração da história.

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme teve um orçamento de R$ 500 mil reais e fará cinco exibições gratuitas como contrapartida, todas com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, posteriormente, com legendas em português e audiodescrição.

“Esse foi o maior orçamento de um edital municipal até o momento. Mais de 35 profissionais da área técnica somaram forças para realizar este projeto, sem contar com os atores e figurantes. Entre maio e junho serão realizadas as exibições previstas em edital e na sequência o filme começa a circular por festivais nacionais e internacionais. A expectativa é que em breve o longa entre no catálogo de emissoras e plataformas de streaming”, comemora o produtor executivo, Felipe Cosmos.

Confira programação de exibição do filme

  • 24/05 - às 10h30 no Cineflix do Shopping Maringá Park;
  • 25/05 - às 17h no Espaço Solagasta (Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 181);
  • 28/05 - às 20h no Estúdio Telescope (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4403, Jardim Brasil);
  • 04/06 - às 20h no Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367, Jardim Brasil);
  • 09/06 - às 19h30 no Cine UEM.

Fique por dentro das notícias da região pelo Maringa.Com

2 Coelhos Comunicação e Cultura