GASTRONOMIA

Sete dos 100 melhores restaurantes do Brasil são do Paraná, segundo ranking da revista Exame

Um dos destaques da lista é o Manu, restaurante da chef Manu Buffara, que viveu em Maringá durante a infância.

Sete dos 100 melhores restaurantes do Brasil são do Paraná, segundo ranking da revista Exame
Aberto em 2011 e localizado no bairro Batel, na capital do estado, o restaurante serve apenas pratos de menu degustação, feitos com ingredientes sazonais e frescos. - Foto: Helena Peixoto

O restaurante Manu, da chef Manu Buffara, é o terceiro melhor do Brasil, de acordo com um ranking divulgado pela revista Exame. Ao todo, sete estabelecimentos do Paraná estão na lista, todos localizados em Curitiba.

O ranking dos 100 melhores restaurantes do Brasil realizado pela publicação está na quarta edição e tem como objetivo divulgar a diversidade gastronômica do país. Para a elaboração da lista, 65 jurados colaboraram, entre críticos, especialistas, jornalistas e influenciadores do nicho culinário.

O Manu já apareceu outras vezes na relação e, em um ano, avançou sete lugares já que, na lista de 2024, estava na 10ª posição.

Leia também:

Aberto em 2011 e localizado no bairro Batel, na capital do estado, o restaurante serve apenas pratos de menu degustação, feitos com ingredientes sazonais e frescos, cultivados, em sua maioria, por fornecedores localizados em um raio de 300 quilômetros do estabelecimento.

“Ao cozinhar apenas com peixe fresco estou ajudando a chamar a atenção dos pescadores locais e mostrando para as pessoas comuns que comprar deles é uma opção muito inteligente e saudável. E faço o mesmo quando falo do mel nativo, das farinhas locais de mandioca, das frutas e dos cogumelos de onde moro”, explicou a chef, que viveu em Maringá até os 14 anos, em entrevista concedida ao Maringá.Com em 2023.

Os outros seis restaurantes que aparecem no ranking da Exame são o Asú, em 18º lugar; o Ichigo Ichie, 20º; o K.sa, na 24º posição; o Igor em 28º; Duq em 56º e o Feér na 83º posição.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa