GASTRONOMIA

De Maringá para o mundo: chef Manu Buffara ganha destaque internacional com sua cozinha sustentável

"Quero que todos valorizem o bom ingrediente, tenham comida fresca e de qualidade em suas mesas" diz a chef dona do título de melhor da América Latina em entrevista ao Maringa.Com; confira na íntegra.

De Maringá para o mundo: chef Manu Buffara ganha destaque internacional com sua cozinha sustentável
Com uma infância vivida na fazenda, a chef Manu Buffara mantém relação de amor e respeito com os ingredientes e os animais, que reflete diretamente em sua cozinha e ideais. - Foto: Henrique Schmeil

Nascida em Curitiba e moradora de Maringá até os 14 anos, Manoella Buffara Ramos cresceu próxima à terra e seus frutos. Na fazenda da família, muito antes de se tornar uma chef renomada, ela já entendia a importância dos alimentos e como transformá-los em deliciosos pratos com influência do seu pai, fazendeiro, e a avó, uma cozinheira de mão cheia.

A paixão pelo campo foi construída durante a infância. Na fazenda da família, Manu destaca as doces lembranças de ver vacas sendo ordenhadas e beber o leite ainda quentinho e cremoso, o passeio para colheitas de diversos legumes e frutas, o contato e o respeito com os animais e todos os outros ensinamentos de seu pai sobre a terra, seus frutos e a importância de ingredientes de qualidade.

“Meu pai me ensinou boa parte do que sei sobre a água do Brasil e sobre as escolhas do que levar para a mesa. Meu pai sempre teve horta e nos ensinou a colher nosso alimento da terra, alimentação sempre foi um assunto em minha casa. Ele é super preocupado com a qualidade do que planta e está envolvido nas discussões para melhorar a qualidade do que levamos à mesa”, explica.

Formada na International School of Italian Cuisine (ICIF), a bagagem no campo e o amor pela comida foram o que nortearam sua carreira na gastronomia. Localizado em Curitiba, o Manu, restaurante da chef inaugurado em 2011, oferece apenas o menu degustação, que é elaborado com ingredientes sazonais, frescos e predominantemente vegetais.

Para elaborar e transformar constantemente seu menu, a chef Manu Buffara busca fornecedores da região com, no máximo, 300 km de distância, conhecendo muito bem os ingredientes utilizados e onde são cultivados.

Foto: Henrique Schmeil

“Ao cozinhar apenas com peixe fresco estou ajudando a chamar a atenção dos pescadores locais e mostrando para as pessoas comuns que comprar deles é uma opção muito inteligente e saudável. E faço o mesmo quando falo do mel nativo, das farinhas locais de mandioca, das frutas e dos cogumelos de onde moro”, destaca Manu sobre sua cozinha.

Diante da sua forma de enxergar a gastronomia e a importância dos alimentos, o trabalho de Manu tem, cada vez mais, caminhado junto à sustentabilidade. Desde a abertura da casa em Curitiba, Manu Buffara participa ativamente de ações como a preservação das abelhas nativas, o incentivo para que jovens não abandonem a pesca e agricultura na região e a promoção das hortas urbanas, que estimulam o cultivo em espaços comunitárias construídos em terrenos desocupados na capital paranaense.

O trabalho ativo em prol da comunidade fez com que a chef, em 2020, fundasse o Instituto Manu Buffara, responsável pela distribuição de alimentos e eventos de educação e inserção social nas áreas mais pobres de Curitiba. Além disso, Manu também está por trás do projeto Mulheres do Bem, composto por 40 chefs que servem, semanalmente, 400 refeições para moradores de rua.

“Cozinhar para mim é expressão de amor, conhecimento, técnica, autenticidade e respeito. Respeito ao produto, ao produtor, à cozinheira, ao meu avental e à minha família. Vejo minha cozinha como um laboratório onde lido com técnicas e ingredientes para criar o mundo que quero viver”.

Com o título de melhor chef mulher da América Latina, concedido pela Academia 50 Best, Manu espera conseguir falar cada vez mais sobre a importância de conhecer os alimentos e o cultivo de bons ingredientes locais, valorizando os produtores da região em que vivemos.

Foto: Henrique Schmeil

“Quando saio para trabalhar digo para as minhas filhas ‘vou mudar o mundo’. Essa sempre foi a minha vontade. Acho que minha cozinha autoral me deu visibilidade, uma voz. Mas eu quero muito mais do que cozinhar em um restaurante reconhecido. Quero que todos valorizem o bom ingrediente, tenham comida fresca e de qualidade em suas mesas. Então vou continuar lutando por isso. Meu trabalho é sobre isso e ganhar esse prêmio é poder usar esse megafone para chamar atenção para a qualidade do que temos perto da nossa casa”, destaca.

Atualmente, a chef Manu e parte de sua equipe estão a serviço do restaurante Fresh in the Garden, no Soneva Resort, localizado nas Ilhas Maldivas. Os pratos feitos pela chef são com ingredientes da horta do hotel e com iguarias vindas dos países vizinhos como Índia, Sri Lanka e outros da Ásia até novembro de 2023, quando encerra seu trabalho no local.

Em, Manu Buffara também vai inaugurar um novo restaurante, o Ella, em Nova Iorque. A casa, que ficará no Meatpacking District, terá pratos mais despojados e que também são preparados com ingredientes frescos e sazonais. Ao todo, serão 60 lugares disponíveis e a abertura do local está prevista para o final do ano.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento e Vanessa Santa Rosa