EDUCAÇÃO

UEM é a melhor universidade estadual da região Sul, de acordo com ranking da Folha

Com 83,35 pontos na avaliação geral, universidade figura entre cinco melhores instituições estaduais do país.

UEM é a melhor universidade estadual da região Sul, de acordo com ranking da Folha
Assim como em 2023, a UEM figura em segundo lugar entre todas as instituições paranaenses, atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e lidera no sistema estadual de ensino. - Foto: ASC/UEM

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a melhor universidade estadual da região Sul e está entre as cinco melhores estaduais do Brasil pelo segundo ano consecutivo. A avaliação é do Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, publicado nesta semana pela Folha de S.Paulo.

Conforme o ranqueamento, a UEM recebeu 83,35 pontos - de 100 possíveis na avaliação geral - e está entre as 24 melhores universidades do país. Dentre as 39 universidades estaduais ranqueadas, apenas as estaduais paulistas e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) ficam à frente da UEM. Ao todo, o ranking analisou 204 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, oriundas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, o bom resultado da instituição no RUF 2024 reflete o esforço diário da comunidade acadêmica. “Todas as conquistas que alcançamos, como o desempenho neste ranking, são fruto do trabalho intenso de nossos docentes, agentes universitários e estudantes para a consolidação de nossas ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Assim como em 2023, a UEM figura em segundo lugar entre todas as instituições paranaenses, atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e lidera no sistema estadual de ensino - também foram ranqueadas as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (Uenp) e do Paraná (Unespar). A publicação analisou, ao todo, 17 instituições públicas e privadas do estado.

Leia também:

Em relação a 2023, a UEM registrou avanços na pontuação em três dos cinco indicadores avaliados pelo RUF - Ensino, Mercado e Inovação. “Mais do que a posição de destaque no ranking, nos orgulha perceber a evolução da Universidade em diferentes indicadores, que auxiliam a gestão na tomada de decisão. Com o apoio da comunidade e do governo estadual, seguiremos trabalhando para impactar vidas e transformar cada vez mais realidades em nossa região, no Paraná e no Brasil todo”, acrescentou o reitor.

Com o crescimento nos índices, a UEM passou a ser considerada a instituição com melhor Ensino entre todas as universidades do Paraná, sejam federais, estaduais ou privadas. A análise do RUF neste quesito leva em conta fatores como a proporção de doutores e a qualidade do corpo docente, bem como a nota dos estudantes concluintes em avaliações específicas.

Para o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinicius Francisco, a conquista da UEM é relevante e a evolução deve ser contínua. “Os rankings, de uma maneira geral, têm captado a riqueza e a pujança do trabalho desenvolvido em nossa instituição, nos seus diferentes setores”, apontou. “Se, por um lado, estamos no caminho certo, por outro, precisaremos continuar na tarefa de dialogar para aperfeiçoar nossos processos de ensino e aprendizagem”, concluiu.

Cursos de graduação também são bem avaliados

O RUF 2024 também avaliou as instituições quanto à qualidade de cursos de graduação específicos. A UEM, que oferta 35 dos 40 cursos analisados, teve destaque em diferentes áreas do conhecimento. Ao todo, a Universidade conta com oito graduações entre as 20 melhores do Brasil nas respectivas áreas.

O melhor posicionamento foi do curso de Agronomia da UEM, eleito o oitavo melhor do país. Também destacaram-se as graduações em Odontologia (10º), Engenharia Química (11º), Zootecnia (11º), Educação Física (17º), Matemática (17º), Ciências Contábeis (19º) e Medicina Veterinária (19º).

Outros 12 cursos ofertados pela Universidade foram avaliados entre os 30 melhores do Brasil - Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Design, Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Farmácia, Física, Geografia, Psicologia e Serviço Social.

Ranking Universitário Folha 2024

Publicado pela Folha de S.Paulo desde 2012 - com uma pausa entre 2020 e 2022 -, o RUF é um dos principais rankings do ensino superior brasileiro.

Segundo os organizadores, a avaliação anual leva em conta dados nacionais e internacionais sobre as universidades brasileiras, bem como resultados de pesquisas do Datafolha. A nota geral de cada universidade é obtida por meio dos indicadores Pesquisa, Ensino, Inovação, Internacionalização e Mercado. Mais informações sobre o ranking e a metodologia utilizada podem ser encontradas no site do RUF 2024.

Em 2024, foram avaliadas, ao todo, 112 universidades públicas brasileiras - 68 federais, 39 estaduais e cinco municipais - e 92 instituições privadas. A Universidade de São Paulo (USP) aparece, novamente, na liderança, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O top-3 é o mesmo da edição de 2023.

Classificada pelo RUF entre as 24 melhores universidades do Brasil, a UEM também tem obtido resultados relevantes em rankings internacionais. No início do mês, a Universidade também foi eleita a melhor estadual do Paraná pelo QS World University Ranking: Latin America & The Caribbean 2025, organizado pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). A publicação também ranqueou a UEM como a 82ª melhor IES da América do Sul.

Assessoria de Comunicação Social UEM