Ciclone extratropical se aproxima do Paraná; Inmet emite alerta de chuvas intensas para a região
Maior acumulado de chuva da semana em Maringá é esperado para esta quinta-feira (24).
Um ciclone extratropical, formado devido a uma área de baixa pressão na Argentina, avança pelo Uruguai e o Rio Grande do Sul e pode causar chuvas com ventos fortes nesta quinta-feira (24), informa o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Inicialmente, as regiões sul e oeste do Paraná devem ser mais atingidas pelo fenômeno, incluindo queda de temperaturas, e há chances de tempestades e vendavais. No entanto, a chuva também é esperada em outras regiões, incluindo a de Maringá, “devido a instabilidade gerada pela passagem do sistema frontal”, explica o Simepar.
Leia também:
- Tempo muda em Maringá a partir desta quarta (23); veja a previsão completa
- UEM aparece em ranking internacional de universidades que mais pesquisam biodiversidade
Alerta Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quarta-feira (23) um aviso de chuvas intensas, com grau de severidade classificado como “Perigo em Potencial”, para a região de Maringá, além de partes de outros estados.
De acordo com o alerta, que tem previsão de fim na quinta-feira (24), há riscos de chuvas com até 50mm acumulados e ventos intensos, entre 40 e 50 km/h. O Inmet também destaca que há baixo risco de cortes de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.