ELEIÇÕES

Relembre a trajetória política de Silvio Barros, eleito prefeito de Maringá pela terceira vez

Candidato do PP ganhou eleição municipal no primeiro turno, com 65% dos votos.

Relembre a trajetória política de Silvio Barros, eleito prefeito de Maringá pela terceira vez
Nas eleições deste ano, Barros liderou todas as pesquisas de intenção de votos, que já indicavam uma vitória em primeiro turno. - Foto: Reprodução

Silvio Barros será prefeito de Maringá pela terceira vez. Nas eleições municipais realizadas neste domingo (6), o candidato do PP e a vice Sandra Jacovós venceram no primeiro turno, com 65,57% dos votos.

Barros já foi eleito para o Executivo de Maringá outras duas vezes, com mandatos consecutivos entre os anos de 2005 e 2012. O maringaense de 67 anos, formado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é de uma família com tradição na política. Seu pai, Silvio Magalhães Barros, foi prefeito da cidade entre 1973 e 1976, além de deputado estadual e federal. O irmão, Ricardo Barros — que foi Ministro da Saúde no governo de Michel Temer e, atualmente, é deputado federal — também já foi prefeito de Maringá, entre 1989 e 1992.

Leia também:

Após os mandatos como prefeito, em 2015, Silvio Barros foi nomeado secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná pelo então governador Beto Richa. Um ano depois, nas eleições municipais de 2016, se candidatou novamente à prefeitura, mas perdeu em segundo turno para Ulisses Maia.

Quando Cida Borghetti, assumiu o governo do estado em 2018, Silvio esteve à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e também foi chefe da Casa Civil do Paraná.

Nas eleições deste ano, Barros liderou todas as pesquisas de intenção de votos, que já indicavam uma vitória em primeiro turno. Na mais recente, divulgada em 30 de setembro, ele tinha 58,6% dos votos do eleitorado.

O prefeito eleito agradeceu a confiança da população e aos adversários pelo respeito durante a campanha. “Esse é um dos momentos mais importantes da minha vida e, tenho certeza, da vida da Sandra Jacovós também”, afirma em vídeo publicado em seu Instagram. “Esperamos que seja um momento especialmente importante para a cidade de Maringá. Estamos aqui unidos pela vitória do povo maringaense em um processo democrático maduro e pacífico”, completa.

Maringa.Com