OBRAS

Eixo Monumental de Maringá terá conceito “traffic calming”; entenda

Obras dos trechos A, B e G já estão em andamento. Saiba mais sobre as mudanças no trânsito da região.

Eixo Monumental de Maringá terá conceito “traffic calming”; entenda
A “tranquilização do tráfego” adota estratégias de planejamento urbano que visam reduzir a velocidade dos automóveis e melhorar a segurança em regiões de alta circulação. - Foto: Ilustrativo/Natureza Urbana

Localizado na região central de Maringá, o Eixo Monumental tem passado por revitalizações e reformas com projetos que tiveram início em dezembro de 2023. A área se estende desde a Catedral Nossa Senhora da Glória até a Vila Olímpica, passando por pontos importantes como a Praça da Prefeitura, Avenida Getúlio Vargas, Praça Raposo Tavares e o Terminal Intermodal.

O projeto, desenvolvido pela empresa Natureza Urbana, visa promover o contato entre moradores e a natureza, priorizando pedestres e meios sustentáveis de locomoção. Para isso, o tráfego de automóveis deve perder protagonismo no trecho, que passa a adotar o conceito de “traffic calming” e ganha um novo paisagismo.

Em tradução literal, a “tranquilização do tráfego” adota estratégias de planejamento urbano que visam reduzir a velocidade dos automóveis e melhorar a segurança em regiões de alta circulação de pedestres e ciclistas, como é o caso do Eixo Monumental.

Leia também:

Alguns elementos chave como radares, rotatórias, lombadas e estreitamento de vias são necessários para uma tranquilização de tráfego efetiva. No caso do projeto do Eixo Monumental de Maringá, a previsão é de que toda a extensão do trecho seja elevada, contando com travessias de ruas no mesmo nível do calçadão.

“O centro do Eixo Monumental vai ser todo em um nível. Na frente da Catedral vai ter uma travessia elevada que passa até a Praça da Prefeitura, segue pela Avenida Getúlio Vargas e vai passando até o Terminal Intermodal. O objetivo é de que os pedestres tenham a sensação de que toda a extensão elevada do trecho é uma linha contínua”, explica a superintendente da Secretaria de Obras Públicas de Maringá, Kamila Lima.

Imagens ilustrativas do projeto previsto para a extensão do Eixo Monumental. Foto: Natureza Urbana

A Secretaria de Obras Públicas de Maringá ainda destaca que no trecho C do projeto, que engloba a extensão da Avenida Getúlio Vargas e está previsto para entrar em obras a partir de 2025, as vias serão reduzidas para ampliação do calçadão, mas não haverá alterações em rotas ou ruas suprimidas na extensão do projeto.

Atualmente, apenas os trechos A (Praça da Catedral), B (Praça da Prefeitura) e G (Vila Olímpica) estão em obras. Durante o processo de revitalização desses pontos, todo o gramado da Praça da Catedral foi retirado temporariamente para obras na estrutura subterrânea, que inclui sistema de drenagem e caixas de passagem elétrica. Todas as árvores retiradas durante as obras já estavam condenadas e serão substituídas.

“O objetivo do percurso de todo o Eixo Monumental é preservar os pedestres e o paisagismo existente, priorizando o contato com a natureza. Então o gramado da Catedral não será retirado, toda a extensão vai se manter. O que muda é que trilhos para passagem de transeuntes serão pavimentados em meio ao grande gramado disponível para piqueniques e eventos municipais. Ainda serão plantadas mais de 150 árvores em todo o trecho A, B e G, fortalecendo o paisagismo e a arborização em toda a extensão do Eixo”, explica Kamila.

Vagas de estacionamento

Uma grande preocupação dos motoristas que transitam pela região central de Maringá é a disponibilidade de vagas para carros e motos. Atualmente, os “bolsões” da Praça da Prefeitura e da Praça da Catedral estão passando por remodelações nos trechos e, por isso, a disponibilidade de vagas não será reduzida, apenas redistribuída.

“No caso da Catedral, a gente tinha uma meia lua e o estacionamento do fundo, mas agora vai ser dividido em três bolsões de estacionamento mantendo o número de vagas e remodelando os locais que estão definidos”, finaliza a superintendente.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento