SAÚDE

Secretaria de Saúde confirma quatro casos de coqueluche em Maringá

Nos últimos meses, Brasil tem enfrentado aumento de registros da doença. Vacinação é principal medida preventiva.

Secretaria de Saúde confirma quatro casos de coqueluche em Maringá
Até 8 de junho, 139 casos foram confirmados apenas no estado de São Paulo e, em 27 de julho, foi confirmada a morte de um bebê de seis meses em Londrina. - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou quatro casos de coqueluche na cidade. A doença foi diagnosticada em um menino de 3 anos, uma menina de 16 anos, uma mulher de 36 anos e um homem de 44 anos. Em entrevista à CBN, a secretária de Saúde, Karina Rissardo, afirmou que todos passam bem e já saíram do período de isolamento.

Neste ano, o Brasil tem registrado um aumento no número de casos da doença infectocontagiosa, também conhecida como tosse comprida. Até 8 de junho, 139 casos foram confirmados apenas no estado de São Paulo e, em 27 de julho, foi registrada a morte de um bebê de seis meses em Londrina, o primeiro óbito causado por coqueluche em três anos no país.

Leia também:

Segundo a secretária, a vacina é o principal meio de prevenção contra a doença. Na última semana, a vacinação foi ampliada para a inclusão de trabalhadores de berçários e creches. Os funcionários devem apresentar carteirinha de vacinação, CPF e comprovante de local de trabalho, que pode ser um holerite ou uma declaração emitida pela instituição. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Maringá.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa