ASTRONOMIA

Alinhamento de planetas estará visível em todo Brasil neste sábado (29)

Entenda o fenômeno e confira dicas de como observá-lo.

Alinhamento de planetas estará visível em todo Brasil neste sábado (29)
e acordo com a NASA, o arranjo planetário deve persistir ao longo de julho. - Foto: Freepik

Júpiter, Marte, Saturno e a Lua estarão “alinhados” na manhã deste sábado (29) e o fenômeno, conhecido como conjunção planetária, estará visível em todas as regiões do Brasil. No entanto, especialistas destacam que o alinhamento não passa de uma ilusão de ótica.

"O espetáculo, embora belo de se ver, é uma ilusão de ótica. Ou seja, uma coincidência sob a perspectiva da Terra, devido à posição e inclinação dos planetas em suas órbitas, naquele momento específico", comenta Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp, em entrevista ao G1. Ele explica que, normalmente, os planetas estão espalhados pelo céu da manhã e da noite, mas, durante alguns dias do ano, eles aparecem na mesma área. Vale destacar que eles não estarão perfeitamente alinhados em linha reta.

Simulação feita pelo software Stellarium representa a previsão do céu às 5h20 deste sábado (29).
Foto: Divulgação/Observatório de Astronomia da Unesp

O evento deste sábado é especial porque pode ser considerado um "desfile de planetas", quando múltiplos planetas se alinham no céu. De acordo com a NASA, esse arranjo planetário deve persistir ao longo de julho.

"A órbita da Lua é pouco inclinada em relação à órbita da Terra. O resultado disso é que o caminho que eles percorrem no céu é aproximadamente o mesmo. Então esses encontros da Lua e dos planetas acontece com frequência", detalha Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.

A seguir, confira dicas para uma melhor observação do alinhamento de planetas:

  • Observação poderá ser feita a olho nu, sem necessidade de equipamentos especiais;
  • É necessário que o céu não esteja nublado;
  • O horário ideal para enxergar o alinhamento dos planetas é pouco antes do nascer do sol deste sábado (29), a partir das 5h, na direção Leste;
  • É ideal que o observador esteja em um lugar livre de obstáculos no horizonte, sem prédios ou construções que atrapalhem a vista do fenômeno.
Maringa.Com, com informações do G1.
Por Gabrielle Nascimento