RELIGIÃO

Quem foi Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá

Figura que teve papel importante na cidade, para além da religião, foi homenageado com estátua na Praça da Catedral. Saiba mais sobre sua história.

Quem foi Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá
A morte de Dom Jaime Luiz Coelho ocorreu em 5 de agosto de 2013, aos 97 anos, vítima de insuficiência renal crônica. - Foto: Divulgação/Arquidiocese de Maringá

Dom Jaime Luiz Coelho, nascido em 26 de julho de 1916 na cidade paulista de Franca, desempenhou um papel fundamental na história de Maringá, sendo o primeiro bispo e o primeiro arcebispo da Cidade Canção. Se formou pelo seminário menor em Campinas e graduou em Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo.

Em 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto. Dois meses depois, Dom Jaime assumiu seu novo cargo, sendo empossado em 24 de março de 1956. Com a criação da Província Eclesiástica e a elevação de Maringá a arquidiocese, Dom Jaime foi promovido a arcebispo metropolitano em 16 de outubro de 1979 e sua posse ocorreu em 20 de janeiro de 1980.

Foto: Maringá Histórica

Além de sua trajetória religiosa, Dom Jaime também deixou um legado significativo em Maringá, sendo responsável pela idealização e construção da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, embrião da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde foi ministrado o primeiro curso superior da cidade.

Também foi responsável pela construção da Livraria Católica (atual Livrarias Paulinas), reformulação do Albergue Santa Luiza de Marillac, construção do Núcleo Social Papa João XXIII, consolidação da Santa Casa, fundação do jornal Folha do Norte do Paraná e implantação da TV 3° Milênio.

A morte de Dom Jaime Luiz Coelho ocorreu em 5 de agosto de 2013, aos 97 anos, vítima de insuficiência renal crônica.

Homenagem do município

Com o propósito de valorizar o legado de vida e preservar a memória de Dom Jaime Luiz Coelho, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, instalou uma estátua em homenagem ao religioso na Praça da Catedral. A obra foi inaugurada nesta segunda-feira (25).

Foto: Divulgação/PMM

“É impossível falar sobre a construção de Maringá sem citar Dom Jaime Luiz Coelho, figura essencial para a história e identidade maringaense. Essa é uma homenagem para eternizá-lo, cada vez mais, em nossas lembranças. Além de fazer com que as pessoas que não o conheceram saibam a relevância que o arcebispo teve para Maringá”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

A estátua, feita em bronze, tem 1,63m e pesa 275 quilos. Com a base de sustentação, a obra chega a uma altura de 4 metros. A obra foi feita pelo renomado escultor Edgar Duvivier, que tem esculturas presentes também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus.

Foto: Divulgação/PMM
Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá.
Por Gabrielle Nascimento