CULTURA

Flim é tombada como patrimônio histórico e cultural de Maringá

Evento considerado um dos maiores do estado oferece diversas atrações gratuitas anualmente.

Flim é tombada como patrimônio histórico e cultural de Maringá
Em 2023, a festa literária recebeu cerca de 60 mil pessoas em cinco dias de evento, com cerca de 60 atrações gratuitas, além de registrar o maior número de vendas de livros na história, com R$ 460 mil em faturamento. - Foto: Divulgação/PMM

Um dos maiores eventos literários do Paraná, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) foi tombada como patrimônio cultural imaterial de Maringá. O registro foi oficializado por meio do decreto n° 414/2024, publicado no Diário Oficial no dia 15 de março. O tombamento garante o fomento da festa enquanto elemento da identidade maringaense e contribui para a produção e consumo literário.

No ano passado, durante a abertura da Flim, o prefeito Ulisses Maia assinou a abertura do processo de tombamento da festa literária. O pedido foi solicitado pelo Executivo e encaminhado para a Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Maringá (CEPPHAC), da Secretaria de Cultura, responsável pelo processo de tombamento.

“O tombamento da Flim, que reconhece a festa como patrimônio cultural imaterial da nossa cidade, reforça a grandiosidade e relevância que o evento alcançou. A Flim foi totalmente reformulada, com ampliação dos investimentos do município nos últimos anos. Além do fomento à cultura e à literatura, a festa movimenta a cidade e representa geração de recursos para o mercado livreiro”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

Anualmente, a Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) reúne diversas atrações gratuitas para toda comunidade, como mesas literárias, oficinas, contações de histórias, espetáculos teatrais, shows, bate-papos, estandes de editoras, lançamentos de livros, entre outras atividades.

Em 2023, a festa literária recebeu cerca de 60 mil pessoas em cinco dias de evento, com cerca de 60 atrações gratuitas. A edição registrou o maior número de vendas de livros na história, com R$ 460 mil em faturamento para o mercado livreiro.

Segundo o secretário de Cultura, Victor Simião, o registro reforça o compromisso do município com a preservação cultural. Ele lembra que, além da Flim, Maringá conta ainda com o Arraiá do Seo Zico Borghi e o Folguedo Bumba-meu-Boi como bens registrados. O município finaliza o tombamento da Folia de Reis.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento