GERAL

Chaminé da Sanbra será tombada como patrimônio histórico de Maringá

Preservação tem como objetivo perpetuar registros de um ciclo industrial brasileiro, paranaense e de Maringá, fundamental para construção da cidade.

Chaminé da Sanbra será tombada como patrimônio histórico de Maringá
Instituída no início da década de 1960, a Sanbra delineou e integrou a história econômica e territorial de Maringá. - Foto: Reprodução/Maringá Histórica

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, decretou o tombamento da chaminé da Sanbra. O decreto 385/2024, assinado pelo prefeito Ulisses Maia, foi publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (11). Agora, a chaminé faz parte da lista dos mais de 20 itens do patrimônio histórico tombados e preservados pelo município.

Para o tombamento da chaminé, foram realizados diversos estudos sob a coordenação da Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura e da Comissão Especial de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (CEPPHAC). Conforme o decreto, qualquer alteração na paisagem deverá ser comunicada ao município.

Instituída no início da década de 1960, a Sanbra delineou e integrou a história econômica e territorial de Maringá, ocupando um lugar de destaque no processamento de culturas agrícolas, bem como no processo de constituição da paisagem urbana local. A preservação do elemento “chaminé”, pelo emprego do tombamento, é uma forma de perpetuar registros de um ciclo industrial brasileiro, paranaense e de Maringá.

“É uma maneira de garantir a permanência de bens que despertam memórias e afetividades e, ainda, registrar aspectos da formação da arquitetura industrial maringaense. A chaminé, conforme nossos estudos indicaram, faz parte da memória coletiva local. Por isso, fizemos análises e decidimos pelo tombamento. O compromisso desta gestão é preservar a memória local", destaca o secretário de Cultura, Victor Simião.

Ao todo, Maringá tem cerca de 20 bens tombados e registrados. Desde 2021, foram realizados oito tombamentos, aumentando a preservação da história da cidade. Confira a lista abaixo:

  • Monumento ao Desbravador - 2021;
  • Instituto de Educação - 2021;
  • Livro Terra Crua - 2021;
  • Complexo Sanepar (Caixa d′água, Casa de Máquinas e Laboratório) 2022;
  • Casa Prefeito Inocente Villanova Jr - 2023;
  • Livro Robson - 2023;
  • Casa Padre Emílio Scherer - 2023;
  • Chaminé da Sanbra - 2023.
  • Folguedo Bumba-meu-Boi - 2021.
Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento