SAÚDE

Índice de infestação predial é de 2,2% em Maringá, indica primeiro Lira de 2024

Porcentagem é considerada de risco médio.

Índice de infestação predial é de 2,2% em Maringá, indica primeiro Lira de 2024
O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que o Lira é importante para intensificar a atuação do município em locais com maior índice de infestação. - Foto: Rafael Macri/PMM

O 1º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2024 registrou índice de infestação predial de 2,2%, considerado de risco médio. O número é menor que o registrado no primeiro Lira do ano passado, de 2,4%. O levantamento, realizado pela Prefeitura de Maringá, teve os dados coletados entre 8 e 12 de janeiro. A apresentação completa, com informações por Unidade Básica de Saúde (UBS), será na terça-feira, 6, às 8h30, no auditório da Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que o Lira é importante para intensificar a atuação do município em locais com maior índice de infestação. “O combate à dengue é um trabalho conjunto e precisamos do apoio da comunidade na adoção das medidas de prevenção, para evitarmos a proliferação do mosquito. O Lira é uma ferramenta importante, tanto para nossas políticas públicas quanto para a sensibilização da comunidade”, afirma.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice abaixo de 1% no Lira indica baixo risco de infestação, de 1% a 3,9% risco médio e acima de 4% alto risco.

Super mutirão de combate à dengue

A Prefeitura de Maringá realiza neste sábado (3), um grande mutirão em todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Cerca de 700 agentes de combate à endemias e agentes comunitários de saúde estarão mobilizados para visitar as residências. As UBSs ficarão abertas para a comunidade, das 8h às 12h, com vacinação, coleta de preventivo e atualização cadastral.

Prefeitura de Maringá