CULTURA

Espetáculo gratuito em Libras para crianças estreia nesta sexta-feira (8) em Maringá

Peça solo bilíngue “Uma história que não se conta: Ernesto e eu” é apresentada em português e Língua Brasileira de Sinais. Confira a programação.

Espetáculo gratuito em Libras para crianças estreia nesta sexta-feira (8) em Maringá
Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. - Foto: Lírica Aragão

Nesta sexta-feira (8), o ator Renan Parma volta a apresentar seu solo teatral bilíngue em Maringá. “Uma história que não se conta: Ernesto e eu” terá sessão única às 20h no Arena das Artes, com entrada gratuita.

No espetáculo, o ator interpreta em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sob direção de Andresa Viotti. A peça tem classificação livre e duração de 40 minutos.

Direcionada especialmente para as crianças, a montagem abre diálogo com o público sobre o direito de existir da forma como somos sem qualquer tipo de preconceito. Sensível a questões interpessoais, busca abordar temas como tristeza, bullying, sentimento de perda, solidão e amizade. A dramaturgia surgiu inspirada no livro “Ernesto”, de Blandina Franco, e tem a produção da Cia Forféu.

Montado originalmente pelo Prêmio Aniceto Matti, o espetáculo fez apresentações online em 2021 e agora ganha uma remontagem por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que irá viabilizar uma circulação por diversas cidades da região no início de 2024.

"A nova roupagem do espetáculo caminha ao encontro de um ambiente lúdico, aconchegante e acolhedor. Por meio de brincadeiras e memórias compartilhadas, a peça busca interagir com o público infantil de igual pra igual, olhando nos olhos e respeitando as vivências particulares de cada criança. Embora seja um espetáculo que fala sobre "dores", procuramos fazer isso de forma poética e sensível", comenta a diretora, Andresa Viotti.

“A versão online foi construída a partir da metáfora da janela, seja a janela da casa ou do computador. Agora na versão presencial, o espetáculo retoma a ideia original do encontro e da superação das diferenças por meio do estado de brincadeira”, explica o ator Renan Parma, idealizador do projeto.

Em novembro, algumas apresentações fechadas já foram realizadas no Núcleo Social Papa João XXIII e no Colégio Bilíngue para surdos de Maringá – Anpacin, mas pode-se dizer que sábado será a primeira apresentação aberta ao público em geral da versão presencial da obra.

SERVIÇO

Uma história que não se conta: Ernesto e eu
Dia 8 de dezembro de 2023 às 20h.
Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 - Jardim Brasil)

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento