SAÚDE

Mutirão de consultas, exames e avaliações dermatológicas acontece neste sábado (2)

No final de semana, serão realizados exames de ultrassonografia, endoscopia e densitometria, entre outros, assim como consultas de oftalmologia, cardiologia, endocrinologia e dermatologia.

Mutirão de consultas, exames e avaliações dermatológicas acontece neste sábado (2)
Todos os atendimentos do mutirão foram agendados previamente e os pacientes comunicados. - Foto: Rafael Macri/PMM

Neste sábado (2) ocorrerá um novo mutirão de saúde, em Maringá, com mais de 900 procedimentos disponíveis, incluindo sete tipos de exames, consultas em quatro especialidades e avaliações cirúrgicas em cinco especialidades, além de procedimento para remoção de queloide e avaliação dermatológica em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Durante o mutirão deste fim de semana, serão realizados exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, densitometria, endoscopia, colonoscopia, mapa (monitorização ambulatorial da pressão arterial) e holter. Haverá consultas de oftalmologia, cardiologia, endocrinologia e dermatologia, além de avaliações cirúrgicas de postectomia (fimose), urologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular e ortopedia.

Com a campanha ′Dezembro Laranja′, para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, a Prefeitura de Maringá e a Sociedade Brasileira de Dermatologia realizarão mutirão neste sábado (2) para avaliação dermatológica de 100 pacientes.O objetivo é identificar possíveis riscos de câncer de pele e, caso haja necessidade, encaminhar os pacientes para os serviços de referência e tratamento.

A ação do ′Dezembro Laranja′ será na Unidade Básica de Saúde (UBS) Iguaçu, com atividades e orientações sobre saúde bucal e dengue, além de avaliações nutricionais e atendimento de auriculoterapia e acupuntura. Os demais procedimentos serão realizados no Hospital Municipal e prestadores conveniados.

Todos os atendimentos foram agendados previamente e os pacientes comunicados.

“Os mutirões fazem parte da estratégia da gestão municipal para garantir agilidade na realização dos procedimentos. O nosso objetivo é garantir que as pessoas sejam atendidas o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo. Ele lembra que o município também trabalha na gestão da fila de especialidades para atualização dos cadastros e ampliou a contratação de prestadores SUS de procedimentos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Prefeitura de Maringá