SAÚDE

Dezembro Laranja: ações da Prefeitura buscam conscientizar população sobre o câncer de pele

Secretaria de Saúde realizará mutirão de avaliações dermatológicas no próximo final de semana.

Dezembro Laranja: ações da Prefeitura buscam conscientizar população sobre o câncer de pele
O câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil e no mundo. - Foto: Freepik

Durante o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele — o tipo mais comum da doença no Brasil e no mundo — a Secretaria de Saúde de Maringá realizará no próximo sábado (2), na UBS Iguaçu, um mutirão para avaliação dermatológica de 100 pacientes que aguardam atendimento.

O objetivo é identificar possíveis riscos de câncer de pele e, caso haja necessidade, encaminhar os pacientes para os serviços de referência e tratamento. Também haverá outras atividades e orientações sobre saúde bucal e dengue, além de avaliações nutricionais e atendimento de auriculoterapia e acupuntura.

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento da doença. “O Dezembro Laranja e a chegada do verão alertam sobre a exposição excessiva ao sol sem proteção. Durante o mês, vamos intensificar as orientações e ampliar os atendimentos especializados em dermatologia por meio do mutirão. Essa parceria do município com a Sociedade Brasileira de Dermatologia é fundamental”, afirma. Ele reforçou a importância do uso do protetor solar e adoção de hábitos saudáveis para prevenção do câncer de pele.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa