ECONOMIA

Pesquisa da Serasa aponta PR como o estado com maior índice de endividamento por impulso

Levantamento ainda mostra otimismo dos paranaenses em relação às finanças, destino dos empréstimos realizados e mais. Confira.

Pesquisa da Serasa aponta PR como o estado com maior índice de endividamento por impulso
57% dos entrevistados do Paraná realizam um controle mensal de suas finanças. - Foto: Reprodução/Seu Cédito Digital

O Paraná se destaca como um dos estados brasileiros com maior procura por crédito, de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa em parceria com a Opinion Box. Os resultados revelam que 47,5% dos consumidores paranaenses procuraram crédito no último ano para, principalmente, a compra de carros (11%) e para cobrir despesas inesperadas (23%).

Os métodos mais buscados e contratados no estado incluem o cartão de crédito, preferido por 49% dos consumidores, e o empréstimo pessoal, utilizado por 47% dos entrevistados. Além disso, o estudo destaca a crescente tendência de parcelamento no Brasil, com 7 em cada 10 pessoas optando por dividir suas compras. Os principais fatores considerados antes de parcelar uma compra incluem a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a preocupação com a cobrança de juros (25%).

Uma característica interessante observada na pesquisa é o uso de cartões de crédito de terceiros para parcelamento, com 35% dos consumidores paranaenses optando por essa modalidade, enquanto apenas 11% usam seus próprios cartões para esse fim.

Além disso, boletos bancários (30%) e crediários específicos de lojas (28%) são métodos populares para diluir os valores ao longo do tempo.

Em relação à organização financeira, a pesquisa mostra que 57% dos entrevistados do Paraná realizam um controle mensal de suas finanças. Os principais objetivos desse controle são evitar o endividamento (46,5%) e economizar para alcançar objetivos futuros (45%). No entanto, um dado relevante é que o estado apresenta o maior índice de endividamento por compras por impulso, com 12% dos entrevistados admitindo essa prática, acima da média nacional de 7,5%.

Outro destaque da pesquisa é o otimismo financeiro dos consumidores paranaenses. Cerca de 59% deles se mostram mais otimistas em relação às suas finanças pessoais em comparação com anos anteriores, refletindo uma tendência positiva no estado.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento