Veja o cronograma da coleta seletiva semanal em cada região de Maringá
Está em dúvida de qual dia a coleta seletiva passa em seu bairro? Mapa interativo apresenta o itinerário completo da coleta de recicláveis na cidade, realizado de segunda a sábado. Confira.
Com o objetivo de promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente através da reciclagem, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), realiza a coleta seletiva semanalmente em todos os bairros da cidade.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Ao todo, a população maringaense produz, em média, 300 mil quilos de lixo diariamente e, deste total, cerca de 100 mil quilos são materiais recicláveis. Atualmente, 7% do lixo reciclável gerado em Maringá (papéis, plásticos, metais e vidros) são destinados às quatro cooperativas da região que, além de beneficiarem o meio ambiente, também geram renda para cerca de 100 famílias de ex-catadores do lixão de Maringá.
Mesmo com o serviço de reciclagem operante há anos, muitos moradores ainda têm dúvidas sobre os dias da coleta seletiva em cada bairro e acabam não realizando a separação do lixo. Por isso, para incentivar a comunidade ao descarte correto de materiais recicláveis, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) criou um mapa interativo que indica o cronograma da coleta seletiva em cada região da cidade.
Para a reciclagem, a população deve colocar os materiais em um saco separado e devem deixar embaixo ou ao lado das lixeiras no dia da coleta para diferenciar do lixo orgânico. O trabalho das equipes da Semusp é realizado de segunda a sábado entre 7h30 e 16h30.
Além da coleta seletiva de papéis, plásticos, metais e vidros, o mapa também indica os pontos de descarte de óleo usado, baterias, pilhas, sucatas eletrônicas, lâmpadas, pneus, medicamentos e escovas de dente. Clique aqui e confira o mapa interativo de descarte de resíduos em Maringá.